Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Oportunidade

Prefeitura de Ivaiporã apoia programa Jovem Aprendiz

Quinta-feira, 16 de março de 2017

Última Modificação: 16/03/2017 21:47:50 | Visualizada 4012 vezes

Os jovens e a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social foram recebidos pelo prefeito Miguel Amaral


Ouvir matéria

Pensando no aprendizado do jovem e na inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Ivaiporã contratou mais dois adolescentes – Jéssica Nascimento Silva, 15 anos, e Wellington Gustavo Jacinto, 17 anos, por meio de Processo Seletivo realizado pelo Departamento Municipal de Assistência Social, que coordena o programa Jovem Aprendiz.

 

Jéssica Silva confessou que futuramente pretende seguir a carreira militar, enquanto Wellington Jacinto almeja estudar Agronegócio. Ambos estudam no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. Wellington Jacinto estava acompanhado da mãe Eliane Jacinto de Vítor e Jéssica Silva se dirigiu à Prefeitura com a avó Tereza Santos.

 

Os jovens e a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social foram recebidos pelo prefeito Miguel Amaral, na segunda-feira, dia 13 de março.

 

Os jovens serão remunerados pela Prefeitura de Ivaiporã. “Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Municipal de Assistência Social e considero importante oferecer oportunidade a quem deseja ingressar no mercado de trabalho, apesar das dificuldades em se contratar durante um ano de crise financeira nacional”, declarou o prefeito Miguel Amaral.

 

O prefeito parabenizou a equipe do Departamento Municipal de Assistência Social e explicou que o Processo Seletivo Simplificado de Jovem Aprendiz prevê a contratação de 6 jovens. De acordo com as necessidades que surgirem serão convocados os demais. “É um trabalho social, porque os jovens criam uma expectativa de vida melhor”, analisou Miguel Amaral, aconselhando os jovens a se dedicarem as funções que lhes serão designadas.

 

Empresas colaboram

O Departamento Municipal de Assistência Social coordena o programa Jovem Aprendiz, há dois anos, e ajudou a colocar 60 jovens no mercado de trabalho com apoio de diversas empresas, tais como Supermercado Paulista, Comercial Ivaiporã, Paraná Supermercado, Simex Máquinas Agrícolas, Hospital do Rim, Instituto de Saúde Bom Jesus e Baratão Supermercado. “Portanto, a primeira oportunidade de emprego é muito importante”, afirmou a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy. Segundo ela, algumas empresas efetivaram os jovens.

 

A seleção dos jovens conta com apoio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (denominado Acessuas Trabalho), responsável por promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho; e do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). “Após a seleção dos jovens os empresários precisam estar dispostos a oferecer uma vaga. Em seguida, os jovens são encaminhados para formação. Nesse caso, o jovem aprendiz é obrigado estudar e passar por formação profissional”, explicou Gertrudes Bernardy.

 

Os jovens recebem formação por meio do Senac de Ivaiporã, onde os aprendem questões éticas relacionadas ao mercado de trabalho, Associação Familiar e Educacional do Paraná, com sede em Curitiba, e a Entidade Bom Jesus.

 

A Lei de Aprendizagem (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com entre 14 e 24 anos.

 

Para cumprir às exigências da lei, as empresas devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Gertrudes Bernardy, Wellington Jacinto, Miguel Amaral e Jéssica Silva Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Gertrudes Bernardy, Wellington Jacinto, Miguel Amaral e Jéssica Silva

 Galeria de Fotos

 Veja Também