Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

De 3 a 7 de abril

Prefeitura de Ivaiporã, Conseg e Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas irão realizar projeto Valorizando a Vida pela 3ª vez

Quarta-feira, 29 de março de 2017

Última Modificação: 30/03/2017 07:37:12 | Visualizada 4019 vezes

Projeto Valorizando a Vida é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã, Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas


Ouvir matéria

O projeto Valorizando a Vida, que é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã, Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, será realizado pelo 3º ano consecutivo, entre os dias 3 e 7 de abril, com foco na prevenção do uso indevido de drogas mediante sensibilização e ação, bem como no combate à violência e promoção da educação no trânsito.

As ações a serem desenvolvidas foram apresentadas e debatidas, na terça-feira, dia 28 de março, no salão nobre da Prefeitura. O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, não pode comparecer devido a outros compromissos de agenda.

Criado em 2015, o projeto foi premiado no 9º Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, que foi realizado em Salvador (BA). E, em 2016, apresentado no Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social, em Belo Horizonte. Em ambas as situações, o projeto foi apresentado pela diretora do Departamento Municipal de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, que recebeu o troféu Sustentabilidade Social.

 

Parceiros valorizam a vida

O projeto Valorizando a Vida envolve: Prefeitura de Ivaiporã, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Tutelar, 38ª Ciretran, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Conselho Municipal de Trânsito, Conselho Municipal do Plano Diretor e Departamento Municipal de Assistência Social.

Desta vez, o projeto Valorizando a Vida despertou interesse nos municípios de Jardim Alegre, Lidianópolis, São João do Ivaí, Lunardelli, Arapuã e Ariranha do Ivaí. Por isso, será desenvolvido simultaneamente entre os dias 3 e 7 de abril.

O presidente do Conseg, Jair Burato, e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Gertrudes Bernardy, convidaram os representantes dos citados municípios e trocaram informações acerca da metodologia a ser desenvolvida por eles.

Em nome do Conseg, Jair Burato agradeceu ao prefeito Miguel Amaral pelo total apoio dado ao projeto Valorizando a Vida. “Quando expliquei ao prefeito Miguel Amaral que seria dado início ao projeto Valorizando a Vida, pelo 3º ano consecutivo, ele se prontificou imediatamente a apoiar, participar e a defender o projeto Valorizando a Vida”, contou Burato, que também dirigiu um agradecimento especial aos parceiros e aos representantes dos municípios pela colaboração e adesão.

Segundo Jair Burato, em 2015 e 2016, houve uma significativa redução nos casos de uso de drogas, violência e acidentes de trânsito com a influência do projeto Valorizando a Vida. Os resultados foram confirmados pelo delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante, no que se refere à queda no uso de drogas e consequentemente no número de prisões envolvendo o tráfico.

 

Trabalho de conscientização

Associado ao projeto Valorizando a Vida também foram desenvolvidos, em 2015 e 2016, a ação chamada Pé na Faixa e realizadas blitz envolvendo a operação Lei Seca, que visa combater a embriaguez ao volante.

Na prática, o projeto Valorizando a Vida envolve trabalho de conscientização nas ruas, com distribuição de panfletos e cartazes, e nos estabelecimentos de ensino, onde serão ministradas palestras sobre as consequências causadas pelos diversos tipos de drogas.

Segundo Gertrudes Bernardy, os resultados positivos despertaram interesses em outros municípios do Vale do Ivaí. Por isso, o projeto Valorizando a Vida será realizado simultaneamente. “É importante desenvolver ações em conjunto, porque os resultados positivos ligados ao combate às drogas, violência e acidentes de trânsito não serão registrados apenas em Ivaiporã, e sim no Vale do Ivaí”, justificou Gertrudes Bernardy.

Um dos objetivos é alertar crianças, jovens e respectivas famílias sobre as problemáticas focadas pelo projeto Valorizando a Vida.

 

Gustavo Dante

“Em 10 anos de profissão só presenciei esta união em Ivaiporã”

Durante a reunião que serviu para debater as ações do projeto Valorizando a Vida, na terça-feira, dia 28 de março, no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, o delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante, enalteceu o empenho da Prefeitura de Ivaiporã, Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, em parceria com a sociedade civil organizada.

Gustavo Dante contou que nas comarcas onde trabalhou como delegado nunca houve tamanho envolvimento entre poder público e órgãos preocupados com a segurança pública. “Sempre ouvi que a segurança pública é dever da Polícia Civil e da Polícia Militar. Em Ivaiporã é diferente, porque a sociedade se envolve. Além disso, sempre fui convidado – como delegado, pelo Conseg e Departamento Municipal de Assistência Social de Ivaiporã para fazer parte das ações ligadas à segurança pública”, contou Dante.

Segundo o delegado, os resultados positivos associados ao Valorizando a Vida, Pé na Faixa e operação Lei Seca foram visíveis. “Em 10 anos de profissão só presenciei esta união em Ivaiporã. Por isso, sinto orgulho de ser responsável pela 54ª Delegacia de Polícia Civil”, reforçou Gustavo Dante.

Em 2013, quando assumiu a função, em Ivaiporã, o delegado Gustavo Dante disse que havia muitos problemas envolvendo uso de droga – especialmente por parte de adolescentes. No entanto, por meio de um trabalho de conscientização por parte do poder público e da sociedade civil organizada, associado à solução dos crimes, os números de tráfico e consequente uso de drogas caíram de forma significante.

“Seria pretensão das forças policiais acreditar que irão acabar o mundo das drogas. Mas não podemos cruzar os braços. É preciso aplicar políticas públicas e desenvolver um trabalho de conscientização visando evitar que os jovens experimentem qualquer tipo de droga”, aconselhou Gustavo Dante, que incentivou o público no salão nobre e a sociedade a realizar denúncias por meio dos números 181 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar). Um dos princípios básicos dos serviços é a garantia do anonimato do usuário.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Delegado Gustavo Dante afirma que, em Ivaiporã, a sociedade se envolve Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Delegado Gustavo Dante afirma que, em Ivaiporã, a sociedade se envolve

 Galeria de Fotos

 Veja Também