Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Assistência Social e Saúde

Prefeitura de Ivaiporã é representada no VI Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Última Modificação: 04/04/2017 08:51:40 | Visualizada 1379 vezes

O convite foi feito pela coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Mulher e coordenadora estadual do programa Saúde do Adolescente de São Paulo/SES, Albertina Takiuti


Ouvir matéria

As diretoras dos Departamentos Municipais de Assistência Social e de Saúde, Gertrudes Bernardy e Janaína Barbosa, representaram a Prefeitura de Ivaiporã no VI Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas e Avanços em Políticas Públicas para Mulher, promovido, na segunda-feira, dia 27 de março, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O convite foi feito pela coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Mulher e coordenadora estadual do programa Saúde do Adolescente de São Paulo/SES, Albertina Duarte Takiuti, que também coordena o programa Casa do Adolescente, implantada, em novembro de 2013, em Ivaiporã.

O VI Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas e Avanços em Políticas Públicas para Mulher também contou com a participação do ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros; ministro da Educação, José Mendonça Filho; secretária de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes; secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip; secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa; secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro; secretário municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara; secretária municipal de Desenvolvimento Social de São Paulo, Soninha Francine; secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Patrícia Bezerra; e a coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida Organização Pan–Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil, Haydee Padilla.

Na ocasião, foram abordados temas, como, por exemplo, “Práticas e Experiências Exitosas” por Albertina Takiuti; “HPV e a Vacinação nos Adolescentes: inclusão dos meninos no calendário nacional” pela ginecologia e obstetra Helena Sato; “Papanicolau nas Adolescentes: desmistificando controvérsias” pela ginecologia e obstetra Denise Leite Maia Monteiro; apresentado projeto de Valorização das Meninas de 10 anos hoje; e o Modelo de Boas Práticas na Casa do Adolescente.

 

Vacina contra HPV

Gertrudes Bernardy contou que a participação foi muito importante, “porque reuniu o que há de melhor na medicina brasileira”. Além disso, ela contou que um dos temas mais debatidos foi a vacina contra o HPV.

A vacina quadrivalente, disponível para meninas entre 9 e 14 anos, e meninos de 12 a 13 anos, protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18. Os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero no mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O objetivo é reduzir casos e mortes ocasionados pela doença.

“Em parceria com o Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã iremos mobilizar as famílias para conscientizar os jovens a tomar a vacina”, avisou Gertrudes Bernardy.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Janaina Barbosa, Gertrudes Bernardy e Albertina Takiuti no intervalo das palestras Crédito: Divulgação
Legenda: Janaina Barbosa, Gertrudes Bernardy e Albertina Takiuti no intervalo das palestras

 Galeria de Fotos

 Veja Também