Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Desenvolvimento

Codesi debate ações da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia

Quinta-feira, 27 de abril de 2017

Última Modificação: 27/04/2017 15:38:06 | Visualizada 852 vezes

O Codesi é presidido por Marcus Wielewski e tem como presidente de honra o prefeito Miguel Amaral, que é idealizador e fundador


Ouvir matéria

A direção do Codesi (Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã) e respectivos coordenadores das 14 Câmaras Técnicas se reuniram, na terça-feira, dia 25 de abril, no salão de reuniões da Acisi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã) para se inteirar das ações desenvolvidas pela Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia, em 2016, e quais atos serão realizados no decorrer ano.

O Codesi é presidido por Marcus Wielewski e tem como presidente de honra o prefeito Miguel Amaral, que é idealizador e fundador.  É formado pelas Câmaras Técnicas de Segurança, Meio Ambiente, Infraestrutura, Indústria e Comércio, Esporte e Lazer, Gestão Pública e Cidadania, Turismo, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e Desenvolvimento Humano, Saúde e Bem Estar, Cultura, Inovação e Tecnologia.

Segundo Marcus Wielewski, o projeto de lei referente ao Estatuto do Codesi foi encaminhado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores. “O objetivo do Codesi é desenvolver Ivaiporã de forma coordenada e estruturada”, lembrou Wielewski.

 

Brasil tem 384 incubadoras

As ações da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia foram apresentadas pelo coordenador, Onivaldo Flores Júnior, que mencionou o I Ivaitech, realizado em novembro de 2016, com mais de 100 participantes; II Ivaitech, que será realizado no dia 25 de maio; Feira de Ideias; e encerramento com um Pitch – curta apresentação voltada a investidores.

Onivaldo Júnior contou que, em março, fez uma visita técnica a Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão com o objetivo de conhecer o Sistema Regional de Inovação no Sudoeste do Paraná. “Agora, planejo outra visita técnica em Santa Rita de Sapucaí [Sul de Minas Gerais], que tem porte semelhante à Ivaiporã. Inclusive, Santa Rita de Sapucaí é referência em inovação tecnológica”, contou.

Segundo Onivaldo Júnior, o objetivo da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia é integrar as instituições de desenvolvimento estimulando a cultura e o conhecimento tecnológico transformando-os em oportunidades de negócios. Fazem parte: Prefeitura de Ivaiporã, Emater, Território Vale do Ivaí, Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Sebrae.

Conforme dados apresentados por Onivaldo Júnior, o Brasil tem 384 incubadoras em operação, que abrigam 2.640 empresas, gerando 16.394 postos de trabalho. Essas incubadoras também graduaram 2.509 empreendimentos, que faturam R$4,1 bilhões e empregam 29.205 pessoas. Existem 15 leis que incentivam o desenvolvimento de inovação, dentre elas: Lei Federal de Inovação, Lei do Bem, ISS Tecnológico e Lei Zucchi.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Marcus Wielewski lembra que o objetivo do Codesi é desenvolver Ivaiporã de forma coordenada e estruturada Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Marcus Wielewski lembra que o objetivo do Codesi é desenvolver Ivaiporã de forma coordenada e estruturada

 Galeria de Fotos

 Veja Também