Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Saúde

Samu 192 será implantado em Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas, na sexta-feira, dia 26

Terça-feira, 23 de maio de 2017

Última Modificação: 24/05/2017 11:16:11 | Visualizada 3108 vezes

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, lembrou que se trata de mais uma grande conquista para o Vale do Ivaí


Ouvir matéria

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) será implantado em Ivaiporã, João do Ivaí e Manoel Ribas, na sexta-feira, dia 26 de maio. Em Ivaiporã, a solenidade será na Avenida Souza Naves, s/n – próxima à Sanepar, às 10h00. O serviço atenderá 16 municípios do Vale do Ivaí, totalizando 138 mil habitantes.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, lembrou que se trata de mais uma grande conquista para o Vale do Ivaí, “porque o atendimento nos casos de urgência e emergência será mais rápido”. Embora o custo seja alto, o prefeito defendeu a importância de investir no salvamento de vidas, por considerar um “valor imensurável”.  

A inauguração do Samu 192 contará com apoio da Prefeitura de Ivaiporã; Governo do Estado, por meio da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã; Governo Federal; Ministério da Saúde; e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192, Almir de Almeida.

Esta semana – entre os dias 22 e 25 de maio – os profissionais que irão trabalhar no Samu 192 passam por treinamento no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã. O coordenador de Recursos Humanos do Samu Noroeste, Adriano Horn, explicou que os profissionais das bases de Ivaiporã, João do Ivaí e Manoel Ribas passam por treinamento para dar início aos trabalhos, na sexta-feira, dia 26.

Estão em treinamento: condutores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, socorristas e médicos intervencionistas. São dois tipos de ambulância: básica, que é composta por um condutor e por um técnico de enfermagem; e uma avançada, que é composta por médico, enfermeiro e condutor – sem mencionar o aparato de uma UTI móvel.

Os serviços do Samu envolvem a área de abrangência da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. Com exceção do município de Santa Maria do Oeste, os demais 15 municípios da região serão integrados ao Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp).

A implantação do serviço na região começou a ser debatida, em 2009, quando o diretor municipal de Saúde de Ivaiporã, Ilson Gagliano – atual vice-prefeito, assinou o protocolo de intenções para implantar o serviço.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Equipes das bases conferem equipamentos Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Equipes das bases conferem equipamentos

 Galeria de Fotos

 Veja Também