Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Foz do Iguaçu

Programa Cultivando Água Limpa da Prefeitura de Ivaiporã é apresentado no 3º Seminário de Qualidade da Água em Foz

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Última Modificação: 17/08/2017 17:18:10 | Visualizada 1253 vezes

Segundo Jayme Ayres, após a apresentação, foram feitos alguns convites para proferir palestras em diversos Estados do Brasil referente ao programa Cultivando Água Limpa.


Ouvir matéria

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, Jayme Ayres, participou do 3º Seminário de Qualidade da Água no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, onde apresentou o programa Cultivando Água Limpa, que é mantido pela Prefeitura de Ivaiporã e gerido pelo Departamento de Meio Ambiente.

O evento iniciou na terça-feira, 15 de agosto, e encerrou nesta quinta-feira, dia 17. A abertura contou com a presença da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias; diretor de coordenação da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral; diretor técnico da Fundação PTI, Cláudio Osako; e o presidente regional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, Darci Ervino Schitz.  

O evento foi organizado pela Funasa em parceria com a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. O objetivo é capacitar técnicos e professores sobre diversos tópicos como métodos de controle, tecnologias capazes de garantir a saúde pública, técnicas de reúso de água na agricultura, boas práticas em sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

Jayme Ayres, que apresentou o programa Cultivando Água Limpa, na terça-feira, dia 15, afirmou que o 3º Seminário de Qualidade da Água foi importante no sentido de mostrar boas ações ambientais executadas em Ivaiporã como modelo para todos os Estados do Brasil, especificamente para mais de 250 municípios. “Além de relacionar o trabalho com resultados não somente na área ambiental, mas também na área da saúde, uma vez que o encontro promovido pela Funasa está intimamente ligado à importância da água para a saúde humana”, disse.  

Segundo Jayme Ayres, após a apresentação, foram feitos alguns convites para proferir palestras em diversos Estados do Brasil referente ao programa Cultivando Água Limpa. “Dirigentes da Itaipu elogiaram o programa afirmando tratar-se de uma ação prática e de resultados positivos”, acrescentou o diretor.

O evento reuniu técnicos municipais, estudantes, professores e representantes da Funasa – órgão ligado ao Ministério da Saúde e que responde pelas ações de saneamento em municípios com menos de 50 mil habitantes.

A preocupação com a existência de água potável e segura para todos também faz parte dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas no mundo – cerca de 2,5 bilhões de indivíduos – ainda não têm acesso a serviços de saneamento básico e água potável.

 

Cultivando Água Limpa

A Prefeitura de Ivaiporã lançou o programa Cultivando Água Limpa, em 2015, que tem o objetivo de preservar os recursos hídricos da região e garantir o abastecimento de água para a população. O programa prevê a revitalização de nascentes e matas ciliares dos cursos de água do Rio Pindaúva, que abastece o município.

Além disso, restaura áreas de Preservação Permanente das nascentes, readéqua estradas mestres e constrói micro-bacias. As medidas visam preservar a estabilidade geológica do município, cuidando da conservação da biodiversidade e da proteção do solo, além de contribuir para o abastecimento da Grande Bacia do Ivaí, que recebe água do Rio Pindaúva.

Para aumentar a vazão dos rios e melhorar a qualidade da água, as nascentes também são revitalizadas com serviços de desassoreamento, que retiram excessos de entulhos e de terra que bloqueiam o fluxo da água. Depois, são construídas capelas de proteção das nascentes manualmente, com o objetivo de remover qualquer obstáculo que impeça a vazão do rio.

Durante esse processo, são plantadas árvores produzidas pelo Departamento de Meio Ambiente, com a intenção de recuperar matas ciliares do entorno das nascentes da bacia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

Jayme Ayres, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã Crédito: Divulgação
Legenda: Jayme Ayres, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também