Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Esporte x Ensino

Reitoria do IFPR e Prefeitura de Ivaiporã inauguram Ginásio de Esportes com lançamento do curso de Agronomia

Sexta-feira, 06 de abril de 2018

Última Modificação: 06/04/2018 18:56:47 | Visualizada 482 vezes

"Agradeço ao reitor Odacir Zanatta e ao deputado federal Sérgio Souza pelo empenho e investimentos realizados no município de Ivaiporã", reconheceu o prefeito Miguel Amaral


Ouvir matéria

A reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Prefeitura inauguraram o Ginásio de Esportes do Campus do IFPR de Ivaiporã e anunciaram a implantação do curso de Agronomia, nesta sexta-feira, dia 6 de abril, perante dezenas de autoridades e lideranças políticas. Na ocasião também foi lançado o curso de bacharelado em Sistemas de Informação.

O Governo Federal investiu R$2,8 milhões no Ginásio de Esportes, que tem 2,2 mil metros quadrados e dispõe de quadra poliesportiva, arquibancada para 800 pessoas, sala de ginástica, vestiários, sanitários, enfermaria, palco para apresentações artísticas e cobertura metálica.

O reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e o deputado federal Sérgio Souza foram unânimes em afirmar que a inauguração do Ginásio de Esportes do Campus do IFPR e a implantação do curso de Agronomia representam um grande avanço para Ivaiporã e a região, onde predomina o agronegócio.

Conforme afirmou o prefeito Miguel Amaral, para quem pretende estudar Agronomia e não tem condições de pagar uma faculdade particular, o curso será ofertado gratuitamente pelo Campus do IFPR, o que representa uma economia para os interessados. O curso de Agronomia terá a duração de 5 anos com disponibilidade para 40 vagas. O edital do vestibular será lançado este ano e as aulas iniciam em 2019.

“Agradeço ao reitor Odacir Zanatta e ao deputado federal Sérgio Souza pelo empenho e investimentos realizados no município de Ivaiporã”, reconheceu o prefeito Miguel Amaral, informando que a Prefeitura irá conceder um terreno com 5 alqueires para o curso de Agronomia e que está negociando com proprietários da terra a aquisição.  

 

Processo seletivo

Odacir Zanatta explicou que arranjo produtivo, cultural e social são respeitados nas cidades onde a reitoria do IFPR implanta cursos. “Em Ivaiporã – e respectiva região, percebemos que havia carência do curso de Agronomia. Este ano, o IFPR irá fazer o processo seletivo, com previsão de aulas no início do próximo ano, e capacitar o corpo docente e técnico”, antecipou o reitor, que dirigiu um agradecimento especial ao prefeito Miguel Amaral e ao deputado federal Sérgio Souza pelo apoio político no aporte dos recursos necessários.

O ex-prefeito Carlos Gil contou que, entre 2013 e 2016, acompanhou o processo de pesquisa acerca da necessidade de implantar o curso de Agronomia, em Ivaiporã, com empenho do diretor geral do Campus do IFPR, Onivaldo Flores Júnior. “Trata-se de um momento histórico para o município, porque o curso de Agronomia é um divisor de água na área da educação e proporcionará outra realidade para os produtores do Vale do Ivaí”, analisou Carlos Gil, que também enalteceu a estrutura do Ginásio de Esportes.  

Onivaldo Flores Júnior, que ingressou no Campus do IFPR em 2012, agradeceu especialmente à comissão que trabalhou no processo de implantação do curso de Agronomia, bem como à equipe que se dedicou à inauguração do Ginásio de Esportes. “Não poderia deixar de agradecer ao deputado Sérgio Souza, que foi um grande parceiro na luta pelo curso de Agronomia. Se não fosse o auxílio do deputado, em Brasília, não teríamos conseguido a implantação em Ivaiporã”, declarou Onivaldo Flores Júnior.

O deputado federal Sérgio Souza disse que Ivaiporã tem grande potencial na área do agronegócio. Mas muitos jovens estudam Agronomia em outras regiões por não ter opção no município. “O curso de Agronomia englobará tecnologia, campo experimental, pesquisa e desenvolvimento à região. Afinal, Ivaiporã não para crescer e merece bons investimentos”, defendeu Sérgio Souza, antecipando que será necessário investir R$4 milhões em maquinários, cujo recurso o deputado está tratando no Ministério da Educação.

O ato solene também contou com a presença do diretor do Campus Regional da UEM Vale do Ivaí, Ricardo Carminato; diretor de infraestruturas do IFPR, Pierre Alves; delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante; e do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), Afonso Frederico – – além de diretores de departamentos municipais; vereadores; lideranças regionais; e estudantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, deputado federal Sérgio Souza e demais autoridades descerram placa Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã ? Lúcia Lima
Legenda: Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, deputado federal Sérgio Souza e demais autoridades descerram placa

 Galeria de Fotos

 Veja Também