Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Ressocialização

Governadora do Estado e deputados visitam Apac de Ivaiporã

Terça-feira, 22 de maio de 2018

Última Modificação: 22/05/2018 11:51:39 | Visualizada 859 vezes

Metodologia ressocializa 91% dos recuperandos, enquanto no sistema convencional o índice é de apenas 14%


Ouvir matéria

No domingo, dia 20 de maio, a governadora do Estado, Cida Borghetti, visitou a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Ivaiporã, a convite do prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), com o objetivo de conhecer a metodologia que ressocializa 91% dos recuperandos, enquanto no sistema convencional o índice é de apenas 14%. No sistema convencional, cada preso custa 4 salários mínimos mensais ao Estado. Em contrapartida no método Apac o custo cai para 1 salário mínimo.

Cida Borghetti estava acompanhada do deputado federal Ricardo Barros (Progressistas) e do deputado estadual Alexandre Curi (PSB-PR), e foram recebidos na Apac pela direção, diretores de departamentos municiais, vereadores e lideranças do município.

O prefeito Miguel Amaral explicou à governadora que a carceragem da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã tem capacidade para 32 presos. No entanto, há 173 detentos. “É uma situação desumana. Por isso, a Prefeitura apoia o método Apac. Agradeço à governadora Cida Borghetti, que está disposta a ajudar a amenizar esse cenário”, afirmou Miguel Amaral.

Cida Borghetti disse que conversou com os coronéis da Polícia Militar do Paraná, Adilson Castilho Casitas e Élio de Oliveira Manoel, sobre a Apac de Ivaiporã e reconheceu que se trata de um modelo a seguir no Estado. “Agradeço à sociedade civil organizada pela parceria e informo que o projeto de Utilidade Pública – autoria do deputado Alexandre Curi, vai permitir vários investimentos, assim como parcerias com Secretaria Especial da Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Segurança Pública”, anunciou Cida Borghetti, que assegurou empenho para que a Apac seja inaugurada o mais breve possível.

Numa parceria entre Governo do Estado do Paraná, Tribunal de Justiça, Ministério Público e OAB/PR, foi implantada a primeira unidade de execução da pena pelo método Apac, na Comarca de Barracão, em 2012. Posteriormente, foi criada a Apac de Pato Branco e, em breve, será inaugurada em Ivaiporã, cujo imóvel e material de construção foram cedidos pela administração municipal.

O deputado Alexandre Curi informou que, nos próximos dias, a governadora irá lançar a Delegacia Cidadão de Ivaiporã, enquanto o prefeito Miguel Amaral reforçou também que será licitada a obra de construção do Quartel do Corpo de Bombeiros, com 2 mil metros quadrados de área construída, numa área de 4 mil metros quadrados, que fica localizada na Rua Apucarana – acesso secundário. O projeto foi orçado em R$7,5 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também