Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Educação a distância

Polo UAB mantido pela Prefeitura de Ivaiporã está entre os 3 no Estado com menor evasão

Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Última Modificação: 16/07/2018 22:42:56 | Visualizada 945 vezes

Criada pelo Ministério da Educação, em 2005, a UAB tem como prioridade a formação de professores para a educação básica


Ouvir matéria

A Universidade Aberta do Brasil – Polo UAB, mantida pela Prefeitura de Ivaiporã, está entre as três no Estado onde há o menor índice de evasão. A coordenadora do Polo UAB, Inês Malaquias, explicou que há 61 polos no Paraná. Desse total, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) atende 40. E, entre eles, três unidades formam o maior número de alunos com aulas a distância e provas presenciais. Os alunos são oriundos de 14 municípios do Vale do Ivaí.

O prefeito Miguel Amaral parabenizou o empenho dos profissionais do Polo UAB e afirmou que é por meio da educação de qualidade que se formam cidadãos.

Criada pelo Ministério da Educação, em 2005, a UAB tem como prioridade a formação de professores para a educação básica. Para atingir o objetivo, a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros promovendo, por meio da metodologia da educação a distância, o acesso ao ensino superior. A UAB atende também a chamada demanda social por vagas de nível superior.

Em Ivaiporã, a educação a distância iniciou com o programa pró-licenciatura, em 2008, abrindo caminho para a implantação do sistema UAB no município.

A UAB se concretizou por meio da Portaria 803 de 18 de agosto de 2009, transformando o Polo do Pró-Licenciatura em Polo de Apoio Presencial UAB. Os cursos ofertados são credenciados pelo MEC e financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/FNDE).

O Polo UAB de Ivaiporã mantém parceria com UEM (Universidade Estatual de Maringá), UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unicentro (Universidade do Centro-Oeste), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O Polo UAB fica localizado na Praça Professor Milton Pirolo – 385 e atende das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. O atendimento pelos tutores Marcos Maia, Luciane Ribeiro Maia, Alessandro Machado, Rosana Bissoloti e Silvana Zancanella é realizado das 17h00 às 21h00.

No Polo UAB são ministrados os seguintes cursos de graduação: Administração Pública/Unicentro; Arte/Unicentro; Letras-Português e Literatura Brasileira/Unicentro;

Tecnologia em Gestão Pública/Unicentro e Letras-Português e Inglês/UEM. Quanto aos cursos de pós-graduação o Polo UAB oferece Gestão Escolar/Unicentro; Gestão Pública/Unicentro; Gestão Pública Municipal/Unicentro; Gestão em Saúde/Unicentro; História, Arte e Cultura/UEPG; História dos Movimentos Sociais/UEM; Educação Física Inclusiva/UEL; Inglês para Crianças/UEL; e Ensino de Biologia/UEL.

Inês Malaquias informou que, em 2019, estão previstas: licenciaturas em Letras/Unicentro; Computação/UEL; Letras-Português-Inglês/UEM; e Matemática/UEPG. Além desses, pós-graduação em Educação e Formação Empreendedora/Unicentro; Ensino de Ciências/UEPG; Ensino de Inglês para Crianças/UEL; Gestão Escolar/Unicentro; Gestão de Processos em Educação; Diversidade e Inclusão/UFPR; Gestão em Saúde/Unicentro; Gestão Pública/Unicentro; História das Revoluções e dos Movimentos Sociais/UEM; e Tecnologia de Informática na Educação/UEL.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Coordenadora do Polo UAB, Inês Malaquias Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã ? Lúcia
Legenda: Coordenadora do Polo UAB, Inês Malaquias

 Galeria de Fotos

 Veja Também