Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Desenvolvimento

Prefeitura de Ivaiporã adere à Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e metas da ONU

Sexta-feira, 27 de julho de 2018

Última Modificação: 27/07/2018 11:05:10 | Visualizada 449 vezes

No Paraná alguns municípios, como Ivaiporã, realizam projetos e políticas públicas que se coadunam com os 17 ODS


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, assinaram o termo de compromisso do município com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e respectivas metas.

A Agenda 2030 – assim como os 17 ODS e as 169 metas – foi oficialmente adotada pelos líderes mundiais de 193 Estados-Membros da ONU, durante a Cúpula das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Os ODS visam erradicar a pobreza e promover vida digna por meio de 5 temas: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.

Além disso, a Agenda 2013, 17 ODS e as metas, incluindo os meios de implementação e avaliação, mesclam três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Os 17 ODS estão relacionados à erradicação da pobreza e da fome; saúde e educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha e terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias para a implementação dos objetivos.

No Paraná alguns municípios, como Ivaiporã, realizam projetos e políticas públicas que se coadunam com os 17 ODS. O que faltava era relacioná-lo com as metas específicas de cada um dos ODS contidos na Agenda 2030, que exige compromissos para a melhoria de indicadores e metas, os quais devem ir além do alinhamento de ações existentes, mas também contemplar esforços que levem ao alcance dos resultados previstos entre os 17 ODS.

Miguel Amaral lembrou que a administração municipal desenvolve algumas políticas públicas, tais como ligadas à assistência social, saúde, educação e meio ambiente. Por isso, mostrou-se satisfeitos com adesão ao termo de compromisso.

Dessa forma o município de Ivaiporã apoia os 10 Princípios do Pacto Global, relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Com este compromisso, o município expressa a intenção de apoiar e difundir os Princípios do Pacto Global se comprometendo a empreender esforços para divulgar publicamente este compromisso com aos funcionários, parceiros e sociedade.

O município também se compromete a participar e a se envolver com as ações do Pacto Global existentes no território; apoiar e implementar projetos inovadores do Programa Cidades do Pacto Global; relatar periodicamente de forma transparente as ações; incorporar os 10 Princípios do Pacto Global no planejamento do município/organização; e implementar e correlacionar ações e projetos com os 17 ODS.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também