Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Ensino de qualidade

Prefeitura de Ivaiporã realiza II Seminário Intermunicipal de Educação e aborda "Educação Humanizadora"

Quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Última Modificação: 02/08/2018 09:53:53 | Visualizada 839 vezes

Na abertura, prefeito Miguel Amaral reforçou a importância da educação


Ouvir matéria

Entre os dias 25 e 27 de julho, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Educação, realizou o II Seminário Intermunicipal de Educação, no Cine Ivaiporã, onde foi debatido o tema: “Por Uma Educação Humanizadora”.

Na abertura, prefeito Miguel Amaral reforçou a importância da educação e afirmou que os países que investiram no conhecimento se desenvolveram. “A sociedade se desenvolve quando a educação, saúde e assistência social, por exemplo, trabalham de forma articulada”, opinou o prefeito.

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, agradeceu aos profissionais da educação que se deslocaram dos municípios da região e afirmou que não foi fácil organizar o II Seminário Intermunicipal de Educação, que contou com 335 participantes. “Mas quando se trabalha em equipe o resultado surge”, disse Rose Sirço, que destacou a presença dos membros da mesa de honra e os parceiros do II Seminário Intermunicipal de Educação.

Em nome do Ministério Público, o promotor de Justiça, Egídio Klauck, parabenizou a organização do II Seminário Intermunicipal de Educação. “É importante debater a educação de qualidade. Afinal, o futuro passa pela educação. Mas, infelizmente, o país investe bilhões em futebol e apresenta dificuldade para pôr em prática o piso nacional para professores”, comparou Klauck.

Em seguida, o professor do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp, José Meciano Filho (Nino Paixão), ministrou a palestra: “Ensinando e Aprendendo com Prazer – a neurociência entra em ação”. De forma interativa o palestrante abordou o prazer químico, que é produzido pelo cérebro, e o comportamental, que são atitudes diárias, afirmando que quem é feliz não adoece.

“Quando se trabalha naquilo que proporciona prazer estimula o centro de recompensa do cérebro, associado à liberação e produção de substância fazendo com que a saúde melhore. Além disso, há sempre alguém observando o trabalho desenvolvido”, explicou José Meciano Filho.

Durante o II Seminário Intermunicipal de Educação houve palestra ministrada pelo psiquiatra Paulo Tassinari, que explicou a “Síndrome de Burnout – saúde mental no trabalho”, enquanto o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Henrique Fernandes Alves Neto, explicou “Como Navegar Neste Mar de Informações? Reflexões Tecnológicas Sobre Tecnologias e Comunicação”, bem como “Relações Interpessoais – tomando as rédeas do consciente e subconsciente” apresentada pelo professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Anselmo Alexandre Mendes, “Linguagem do Corpo” explicada pelo fisioterapeuta Guilherme Gabriel Justos e a “Prevenção do Uso de Drogas: o papel do professor” pelo terapeuta e conselheiro em dependência química, Carlos Eduardo Costantin.

A programação incluiu Roda de Conversa com os professores Denikid Araújo Albino, Rosa Venice Cuti Crozatto e Lucimara Castro, e participação do estudante/escritor Gabriel Tassi Lara, e “Contos que Encantam Por Todo o Canto” pela professora Márcia Mendes Luciano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também