Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Mobilização

Prefeitura de Ivaiporã promove 3º Mamaço para incentivar aleitamento materno

Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Última Modificação: 21/08/2018 09:07:23 | Visualizada 431 vezes

Os benefícios da amamentação foram citados pelo diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã promoveu o 3º Mamaço, por meio do Departamento Municipal de Saúde, no Centro Cultural da Melhor Idade, na sexta-feira, dia 17 de agosto. O objetivo foi conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, abordando o tema: “Amamentação é a Base da Vida”.

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada por 150 países, há 26 anos, e iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Alimento Materno. O objetivo de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde na infância e ao longo da vida.

Os benefícios da amamentação foram citados pelo diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins; coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Janaína Barbosa; diretora e coordenadora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy e Ione Muchiuti – respectivamente; e pela secretária acadêmica da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Lisa Marie da Silva Araújo.

Claudeney Martins lembrou que o leite materno protege os bebês contra doenças, tais como infecções respiratórias e alergias – além de diminuir o risco de morte. “A amamentação não deve se limitar aos 6 meses de vida do bebê, e sim o tempo necessário para garantir a saúde da criança e da mãe, que também previne o câncer de mamã, por exemplo”, incentivou Claudeney Martins.

A troca de experiências entre as mães foi estimulada por Gertrudes Bernardy, que defendeu a importância do leite materno para que as crianças cresçam saudáveis, enquanto Ione Muchiuti lembrou que o leite materno é a primeira vacina dada ao bebê, “porque cria muita resistência a doenças e infecções”.

Em seguida, subiu ao palco do Centro Cultural da Melhor Idade o Grupo de Teatro da UBS Monte Castelo, que representou de forma bem humorada os mitos sobre amamentação. As mães também assistiram à palestra sobre “Aleitamento Materno”, ministrada pela enfermeira e consultora em aleitamento materno, Maria Angélica Paiva, e receberam camisetinha – Movido a Leite Materno, brindes e um lanche oferecido pela Prefeitura de Ivaiporã.

No final, foi tirada foto coletiva das mamães amamentando os bebês. O momento foi registrado no Lago Ambiental Jardim Botânico, pela fotógrafa Carol Kozar, enquanto as imagens serão reveladas pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e entregues às mamães pelo Departamento Municipal de Saúde – gratuitamente.

O 3º Mamaço contou com a parceria dos Departamentos Municipais de Assistência Social, Cultura e de Educação, bem como com apoio do Sesc e Fatec.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Mães registram Hora do Mamaço  Crédito: Divulgação
Legenda: Mães registram Hora do Mamaço

 Galeria de Fotos

 Veja Também