Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Prevenção

Prefeitura de Ivaiporã e Vigilância Sanitária conscientizam trabalhadores da construção civil sobre riscos de acidente

Terça-feira, 30 de abril de 2019

Última Modificação: 30/04/2019 09:24:31 | Visualizada 433 vezes

O prefeito Miguel Amaral comentou que o município está em desenvolvimento. Por isso, há diversas obras em andamento - sejam públicas ou privadas.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, e a Vigilância Sanitária conscientizaram os trabalhadores da construção civil sobre os riscos de acidente de trabalho, entre os dias 22 e 26 de abril, quando foi realizada a campanha: “Abril Verde – prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, lançada pela Secretaria de Estado da Saúde.

A campanha foi promovida em razão do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no domingo, dia 28 de abril. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, é uma forma preventiva e eficaz de se evitar acidentes, afastamentos e custo social com os trabalhadores da construção civil, enquanto a responsável pela saúde do trabalhador da Vigilância Sanitária de Ivaiporã, Solemar Oliveira, explicou que as construções foram visitadas e os trabalhadores orientados acerca da importância do uso de equipamentos de proteção individual.

Durante a campanha os trabalhadores receberam folder contendo, por exemplo, orientações sobre os riscos de queda de altura, choque elétrico e soterramento.

O prefeito Miguel Amaral comentou que o município está em desenvolvimento. Por isso, há diversas obras em andamento – sejam públicas ou privadas. “Nesse sentido os trabalhadores precisam seguir as normas de segurança e, se necessário, passar por capacitações para evitar acidentes”, sugeriu.

Miguel Amaral lembrou que, em março, a Prefeitura de Ivaiporã e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) iniciaram o curso de Auxiliar de Pedreiro, na Escola Municipal Ignes de Souza Caetano, com apoio dos Departamentos Municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Educação e Obras da Prefeitura de Ivaiporã. O curso inclui diversos conhecimentos na área da construção civil e principalmente capacitação sobre saúde e segurança no trabalho.

Segundo do Sindicato da Indústria da Construção Civil 123 mil trabalhadores atuam na área da construção civil. E, conforme dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério Público do Trabalho e do INSS, as ocupações em canteiros de obras registram os maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Fonte: Lúcia Lima

Solemar Oliveira é responsável pela saúde do trabalhador da Vigilância Sanitária Crédito: Lúcia Lima
Legenda: Solemar Oliveira é responsável pela saúde do trabalhador da Vigilância Sanitária

 Galeria de Fotos

 Veja Também