Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Qualidade

Prefeitura de Ivaiporã realiza III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Sexta-feira, 14 de junho de 2019

Última Modificação: 14/06/2019 18:05:30 | Visualizada 827 vezes

O prefeito Miguel Amaral defendeu a qualidade nutricional e citou como exemplo as refeições servidas nos estabelecimentos de ensino municipal


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã realizou a III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, na quinta-feira, dia 13 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, onde estiveram representados os Departamentos Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Assistência Social e Saúde.

A abertura oficial ficou a cargo da presidente da Comissão Organizadora da III Conferência de Segurança Alimentar, Daiane Beatriz Sales. “É importante debater o plantio, produção, acesso ao alimento e o direito à alimentação adequada – assim como os benefícios e malefícios de determinados alimentos”, comentou Daiane Sales.

O prefeito Miguel Amaral defendeu a qualidade nutricional e citou como exemplo as refeições servidas nos estabelecimentos de ensino municipal, cujo cardápio é elaborado por nutricionistas que incentivam crianças e adolescentes a manter hábitos alimentares saudáveis.

Sobre o desperdício de alimentos no Brasil, a secretária municipal de Educação, Rose Sirço, sugeriu que alguns hábitos precisam ser adotados pelas famílias brasileiras. “Com menos desperdícios de alimentos também haveria menos danos ambientais”, disse Rose Sirço.

As discussões pertinentes ao tema “Comida no Campo e na Cidade – o que temos e o que queremos” foram conduzidas pela assistente social da Emater, Natália Duarte Vettor. O tema foi determinado pela Comissão do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, abordando aspectos da agricultura familiar.

A III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional incluiu oficinas temáticas sobre “Alimentação como Princípio de Existir” apresentada pela professora Ellen Rúbia Diniz/Campus do IFPR Ivaiporã; “Desafios e Possibilidades na Construção da Política Pública” administrador do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seab, Carlos Alberto Ferreira; Geografia da Fome e o Desperdício de Alimentos pela professora do Campus do IFPR de Ivaiporã, Gisele Fernanda Mouro.

Também participaram técnicos agrônomos, agricultores, estudantes, nutricionistas, professores e sociedade civil representada pela Apae, Lar Santo Antônio, Instituto de Saúde Bom Jesus, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselhos Municipais.

No final, foram eleitos os delegados para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional e os conselheiros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ivaiporã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também