Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

62º Japs

Campeões pan-americano e sul-americano disputam Japs

Domingo, 25 de agosto de 2019

Última Modificação: 25/08/2019 16:57:50 | Visualizada 450 vezes

Na rodada de abertura, 14 partidas foram realizadas no sábado, dia 24, apresentando o que há de melhor da modalidade no Estado.


Ouvir matéria

A arena do Parque Ambiental Jardim Botânico, um dos cartões postais de Ivaiporã, emprestou o cenário para ser palco das disputas de handebol de areia na fase final do 62º Jogos Abertos do Paraná (Japs). Na rodada de abertura, 14 partidas foram realizadas no sábado, dia 24, apresentando o que há de melhor da modalidade no Estado.

Com duas vitórias, a equipe de Londrina garantiu a classificação para semifinal na primeira participação na competição. “Viemos para participar com o intuito de fortalecer a modalidade em Londrina. Para nós é legal vir e conseguir um resultado como este”, declarou o treinador Vinicius Garcia. “Estamos iniciando um trabalho pelo Instituto Internacional Hand Brasil, em Londrina, e não se conhecia o handebol de areia. Então, a nossa ideia é massificar e aos poucos introduzir nas categorias de base, porque é onde vamos buscar novos talentos. O nosso objetivo é adquirir experiência com os atletas para fazer a modalidade crescer”, complementou o técnico-atleta Leandro Vinícius Floriano.

Um dos destaques da equipe é o pivô Pablo Henrique Rodrigues Pires. Atual campeão pan-americano juvenil, ele disputou no início de agosto o Mundial da Macedônia, encerrando a participação do Brasil em 11º lugar entre as 24 seleções participantes. “Quando soube da minha convocação fiquei muito emocionado, porque batalhei bastante pra chegar a Seleção Brasileira. Disputar o Mundial foi uma experiência única. Tudo que aprendi tento passar aos meus colegas de time”, disse o camisa 10, que joga handbeach apenas há 5 anos.

Natural de Tailândia, no Pará, Pablo atua há duas temporadas pelo Londrina, clube que desponta como uma jovem promessa da modalidade. Antes, teve uma rápida passagem pelo Adena. “Metade de tudo que eu sei é resultado do que os técnicos Leandro e Jean me ensinaram. Evoluí muito desde que estou jogando no Paraná – um Estado que me recebeu muito bem e me deu a oportunidade de jogar em clube como Londrina”, destacou.

Atual detentor do título da 1ª etapa na Copa Paraná e 4º colocado no Circuito Brasileiro, a equipe de Paranaguá também assegurou a vaga à próxima fase. No elenco está o pivô Vinicius Forigo, campeão sul-americano com a Seleção Brasileira de Handbeach, 4 vezes eleito o melhor atleta e 3 vezes artilheiro do Paraná, octacampeão paranaense e hexacampeão dos Jogos Abertos. “Treinei muito. Não se conquista nada nem esforço e dedicação. Tudo que conquistei, tanto os títulos pessoais como em equipe, as convocações para a Seleção Brasileira e a minha faculdade em Educação Física foi a Ahpa que me proporcionou”, ressaltou. 

Na 2ª participação na disputa, o selecionado feminino de Entre Rios do Oeste está a um jogo de garantir a classificação à semifinal. Com duas vitórias em dois jogos, o time do Oeste enfrentou, neste domingo, dia 25, às 10h00, Foz do Iguaçu. “Não esperávamos ganhar estes jogos. Viemos com uma equipe bem nova, até um dia antes da competição estávamos sem equipe. Conseguimos a liberação de uma atleta e viemos pra participar da competição para tentar fomentar a modalidade em nosso município, mas a equipe se superou e estamos próximo de chegar a semifinal”, enfatizou a goleira e técnica Sheila Wayhs.

Com uma vitória e uma derrota, Cascavel busca a classificação diante de Paranavaí, que está fora da “briga” por não ter vendido nenhum jogo. “A competição de handebol de areia feminina é muito equilibrada. São os detalhes que fazem a diferença. Das 8 equipes que estão aqui não tem favorita. Vamos jogo a jogo, passo a passo para tentar buscar o título novamente”, frisou o técnico Derli Stein, que conquistou a medalha dourada, em 2017, e na última edição ficou com o Bronze.

A 2º rodada definiu, neste domingo, a partir das 08h30, os 8 times que avançam as semifinais. Os campeões serão conhecidos no final da tarde.

A Fase Final dos Japs – Divisão B é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Ivaiporã.

Jaqueline Galvão

 Galeria de Fotos

 Veja Também