Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

62º Japs

Equipe mais jovem dos Japs conquista título no feminino e vaga à divisão de elite

Quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Última Modificação: 29/08/2019 10:11:02 | Visualizada 392 vezes

A final foi realizada, na quarta-feira, dia 28, no Ginásio de Esportes Gilberto Tadeu Silva, em Jardim Alegre


Ouvir matéria

Na casa da adversária, a seleção feminina de São do Miguel do Iguaçu conquistou o título da Divisão B na Fase Final do 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS). A final foi realizada, na quarta-feira, dia 28, no Ginásio de Esportes Gilberto Tadeu Silva, em Jardim Alegre. As 3 melhores equipes do handebol feminino garantiram o acesso à Divisão A, que acontece entre os dias 11 e 20 de outubro, em Toledo.

Impulsionada pela torcida, as anfitriãs iniciaram o jogo impondo velocidade, com passadas rápidas e arremessos certeiros. As são-miguelenses responderam à altura e logo frearam o ataque das rivais, abrindo vantagem de 5 bolas, que conseguiram administrar até o fim do 1º tempo, 15 x 10.

Na etapa seguinte, as pratas da casa mudaram a tática de jogo e aproveitaram as falhas das rivais para diminuir o placar. As são-miguelenses continuavam dominando a partida. Porém, cometendo muitos erros no ataque, o que resultou na vitória da segunda parcial para Jardim Alegre, 13 x 12. Mas o saldo não foi suficiente para levar o título pra casa. A camisa 9 Amanda Perius ajudou a equipe na conquista do Ouro assinalando 8 gols, ficando com a artilheira do jogo.

Esta foi a primeira vez que as jardim-alegrenses chegaram a uma final dos Japs – inédito e muito representativo para o município a medalha de Prata. Agora, a equipe volta às atenções à preparação da 4ª e última etapa da Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Handebol, que acontece de 14 a 15 de setembro, em Toledo. “O nosso objetivo era subir para a Divisão A e conseguimos atingir, o que é inédito para Jardim Alegre, que conquistou a 1ª medalha nos Jogos Abertos e tem tido bastante progresso no Paranaense, competição que vamos buscar em setembro a ascensão para a Chave Prata”, ressaltou o técnico Rodrigo Marinzeck.

Sede de 4 competições estaduais e a sediação confirmada para a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná, em 2020, Jardim Alegre abraçou o esporte. “Jardim Alegre é uma cidade diferenciada. A comunidade prestigia e gosta do esporte. Por isso, estamos trazendo várias competições para o município. Algumas vezes, conseguimos receber todos e outras realizamos em conjunto com municípios próximos, neste caso, com Ivaiporã”, expôs o prefeito José Roberto Furlan, que acompanhou da arquibancada à final feminina.

Jogando juntas desde a categoria sub-12 o elenco de São Miguel do Iguaçu é a equipe mais jovem da competição, tendo sido este o 1º título de expressão conquistado por essa geração. “A conquista representa todo o aprendizado que o handebol pode trazer para uma geração inteira. Meninas humildades, simples e batalhadoras, elas ganharam alguns títulos menos expressivos. É o primeiro título de grande importância dessa geração. Estão de parabéns. O que fizeram foi contra tudo e contra todos. Só Deus e elas que fizeram com que a nossa equipe, a mais jovem da competição, a que mais precisava aprender, acabasse ensinando dentro do próprio grupo superação e união, mostrando que a cada campeonato podemos nos reinventar e avançar um pouco mais”, enfatizou o técnico Rafael Magenis.

Na decisão de 3º lugar, Campo Mourão superou Matelândia, por 43 x 32, garantindo além da medalha de Bronze o acesso à principal divisão do Estado. “Não viemos de uma competição crescendo. Tivemos dificuldade, fizemos apenas um jogo bom que ganhamos de 8 gols. Os demais todos no limite. Neste jogo, entraram focadas, com o objetivo de realmente subir para Divisão A. Sabiam que seria a única oportunidade que teriam. Então, foram bastante guerreiras. A medalha para nós é como se fosse um 1º lugar, porque o objetivo era participar dos Jogos Aberto”, declarou a treinadora

Marlene Reis.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio do município de Ivaiporã.

Jaqueline Galvão

 Galeria de Fotos

 Veja Também