Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Setembro Amarelo

Prefeitura de Ivaiporã realiza ações voltadas à prevenção do suicídio

Quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Última Modificação: 11/09/2019 16:14:35 | Visualizada 578 vezes

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, alerta que é necessário falar sobre os temas e incentivar quem precisar a procurar ajuda profissional.


Ouvir matéria

Em setembro, as ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio são reforçadas no país e no mundo. O mês foi indicado em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que é celebrado no dia 10 de setembro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo.

Visando contribuir com a prevenção dos casos de suicídio de crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Ivaiporã intensificou as ações, por meio do Departamento Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), decorando árvores com mensagens escritas à mão e palavras de apoio contra a depressão e o suicídio, bem como promovendo palestras em estabelecimentos de ensino.

Na terça-feira, dia 10 de setembro, a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicosocial) expôs um laço amarelo na Praça Manoel Teodoro da Rocha, onde abordou a população para explicar os objetivos da campanha Setembro Amarelo, doar roupas em parceria com o Centro da Juventude e oferecer um abraço para desejar um bom dia.

 

Palestras

No dia 5 de setembro, equipes do Departamento Municipal de Saúde iniciaram uma série de debates sobre o aumento dos índices de depressão e suicídio, causas e como evita-las. Os debates foram realizados, por exemplo, Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos) e Rádio Esperança.

Na quarta-feira, dia 11 de setembro, os debates foram realizados no Centro da Juventude para profissionais dos projetos sociais.

As equipes de saúde também irão falar sobre depressão e suicídio na Unidade Básica de Saúde São Luiz, dia 17, às 13h00; Campus do IFPR, dia 23, às 09h00; Rádio Esperança, dia 24, às 11h00; Colégio Barão do Cerro Azul, dia 25, às 08h30; e no Centro da Juventude, dia 26, às 09h00. 

Segundo a psicóloga do Departamento Municipal de Saúde, Lumi Hashimoto, as rodas de conversas envolvem psicólogas, médicos, professores e alunos, que debatem sobre depressão, angústia, desamparo, automutilação, suicídio e as possibilidades de cuidado.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, alerta que é necessário falar sobre os temas e incentivar quem precisar a procurar ajuda profissional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também