Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

24 de outubro

Prefeitura e Governo irão realizar final do 17º Concurso Qualidade Café Paraná em Ivaiporã

Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Última Modificação: 23/09/2019 14:58:10 | Visualizada 663 vezes

Conforme o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, será um desafio sediar a final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná


Ouvir matéria

A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná será realizada, em Ivaiporã, no dia 24 de outubro. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Câmara Setorial do Café do Estado e a Prefeitura de Ivaiporã.

Conforme o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, será um desafio sediar a final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná e uma conquista para o Vale do Ivaí. “O objetivo é valorizar a produção do café e estimular a agricultura familiar no município, onde o Valor Bruto de Produção [VBP] cresceu 21,6%. Ou seja, 4 vezes a mais que a média do crescimento do Paraná, que foi de 5,5%", lembrou Miguel Amaral.

A Prefeitura de Ivaiporã – por meio dos Departamentos Municipais de Agricultura, e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio – e Emater selecionaram as amostras dos grãos de café dos 5 produtores inscritos no 17º Concurso Café Qualidade Paraná.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cleverson da Silva Souza, cada produtor entregou 62,5 quilos de café. Desse total, são armazenados 2 quilos de cada inscrito. As amostragens são identificadas, lacradas e guardadas no barracão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.

Do distrito do Jacutinga se inscreveram no 17º Concurso Café Qualidade Paraná os produtores: Valdecir de Souza, Valdecir Siqueira Teixeira, Walter Marcomini e Márcio Fávaro, e do município de Jardim Alegre o produtor Amarildo Estevão Barbosa. 

A diretora do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Rosana Pagé, explicou que as amostras de café serão analisadas no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Londrina e classificadas pelos juízes do 17º Concurso Café Qualidade Paraná.

O produtor Valdecir Siqueira Teixeira, que ficou em 2º lugar com nota 82,29 no 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã - Etapa Jacutinga, espera ficar vez entre os melhores classificados no 17º Concurso Café Qualidade Paraná.

 

Premiação em 2018

Ivaiporã conquistou o 1º e 5º lugar no 16º Concurso Qualidade Café Paraná, além de ter ficado em 2º lugar no Concurso Nacional, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Produtores entregam sacas de café para 17º Concurso Café Qualidade Paraná Crédito: Lúcia Lima
Legenda: Produtores entregam sacas de café para 17º Concurso Café Qualidade Paraná

 Galeria de Fotos

 Veja Também