Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Parceria

UEM desenvolve projeto de extensão em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã 

Terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Última Modificação: 03/02/2021 20:42:27 | Visualizada 256 vezes


Ouvir matéria

UEM desenvolve projeto de extensão em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã 

A Universidade Estadual de Maringá (Uem) - Câmpus Regional Vale do Ivaí realiza o projeto de extensão Imagem e memória: a historia de Ivaiporã a partir do espaço urbano encabeçado pela professora, doutora  Neilaine Ramos Rocha de Lima, coordenadora do curso de História. O projeto é feito em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Cultura.
 Neilaine Lima comentou sobre o projeto de extensão que iniciou no primeiro semestre de 2020, no entanto, teve um atraso e readaptações por conta da pandemia do coronavírus. Segundo ela, neste momento, o projeto passa pela fase de organização das imagens para que aconteça a divulgação à população de todo o trabalho desenvolvido.
De acordo com a coordenadora Neilaine Lima, o projeto visa a catalogação de fotografias de diferentes contextos e épocas, para que, por meio da imagem, as pessoas percebam as transformações que ocorreram nos espaços públicos urbanos.
O projeto começou pela iniciativa do Departamento Municipal de Cultura em procurar a Uem e relatar a necessidade de um trabalho de resgate da memória de Ivaiporã. "Pensamos num projeto que começasse esse resgate da memória, conseguimos a vaga de estágio na Prefeitura de Ivaiporã, muito importante, pois, esse trabalho seria atrasado se não houvesse o apoio da Prefeitura com a estagiária", pontuou a coordenadora. A vaga de estágio foi assumida pela acadêmica de História, Geovana Gabriela Lourenço Anselmo, que colaborou com todo o processo.
Neilaine Lima comentou ainda que a ideia deste projeto de extensão em trabalhar com espaços públicos urbanos é fazer com que todas as pessoas participem da construção da história. "Quando uma pessoa olha uma foto da Paróquia Bom Jesus ainda quando era de madeira, ela resgata uma memória, tanto da vida pessoal como da construção da história do município", comentou. 
A coordenadora do curso de História da Uem defendeu ainda a importância do curso para a região. "Percebe-se que as regiões que possuem universidades, especialmente, cursos de História, acontecem as pesquisas para a construção da história", disse. Neilaine Lima concluiu: "nosso curso completou 10 anos, já temos mestres formados pela UEM de Ivaiporã, que desenvolvem pesquisas no Vale do Ivaí. Isto é um processo lento, mas, certamente, após este projeto de extensão surgirão outras pesquisas sobre Ivaiporã". 
A diretora de Cultura, Amanda Rafael, comentou que foi atrás do curso de História da Uem, a pedido do prefeito Miguel Roberto do Amaral, mas, também, porque observou a carência de um resgate histórico do município de Ivaiporã. "Muitas pessoas buscam o Departamento Municipal de Cultura em busca de livros ou outros documentos que tratem sobre a história específica do município de Ivaiporã. Como disse a professora Neilaine [Lima], este projeto de extensão dará base para que apareçam outros projetos com a finalidade de resgatar a história do município", finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também