Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

22 de março

Prefeitura de Ivaiporã retoma programa Cultivando Água Limpa no Dia Mundial da Água

Segunda-feira, 22 de março de 2021

Última Modificação: 22/03/2021 22:10:50 | Visualizada 713 vezes

Para comemorar o Dia Mundial da Água e a retomada do programa Cultivando Água Limpa, o prefeito Carlos Gil citou o escritor brasileiro Guimarães Rosa: "A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: s


Ouvir matéria

Neste dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água – ocasião em que a Prefeitura de Ivaiporã retoma programa Cultivando Água Limpa, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Carlos Gil, diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, chefe dos Serviços Urbanos, Flávio Maciel, e a diretora do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Eliane Bitencourt Santos, estiveram na bacia do Pindaúva onde foi retomado o programa Cultivando Água Limpa.

A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, afirmou que a bacia do Pindaúva é muito importante por captar água da Sanepar e fortalecer diversas atividades econômicas. “É fundamental conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água e não poluir o meio ambiente. Dessa forma, é possível garantir o futuro das próximas gerações com atitudes ambientais. Afinal, água é vida”, defendeu Denise Kusminski.

 

Água x Saúde

Para comemorar o Dia Mundial da Água e a retomada do programa Cultivando Água Limpa, o prefeito Carlos Gil citou o escritor brasileiro Guimarães Rosa: “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.

Carlos Gil calculou que há mais de 160 minas de água na bacia do Pindaúva, enquanto o gerente da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, afirmou que a recuperação e a preservação das nascentes de água na Bacia do Rio Pindaúva possibilitaram o aumento de 3 milhões de litros de água por dia para 7 milhões na vazão do manancial que abastece o município.

“Felizmente, o programa Cultivando Água Limpa evitou que o município de Ivaiporã enfrentasse séria crise hídrica em 2018, 2019 e 2020. Por isso, é muito importante dar continuidade à revitalização das minas”, afirmou Luiz Carlos Jacovassi.

Segundo estudos dos geógrafos da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Fabio Augusto Alves e Laine Milene Caraminan, restam 40 nascentes para finalizar a bacia do Pindaúva. Em seguida, programa será desenvolvido na bacia hidrográfica Pindauvinha.

O programa Cultivando Água Limpa foi lançado na gestão Carlos Gil – 2013/2016. Logo, o programa foi reconhecido no Estado. Em 2014 e 2015, o município de Ivaiporã foi o ganhador do Prêmio Gestor Público Paraná – categoria meio ambiente, com o programa Cultivando Água Limpa, demonstrando que é possível desenvolver um trabalho de preservação dos recursos hídricos e fortalecer agricultor com água limpa.

Eliane Bitencourt Santos informou que os produtores que têm propriedade nas bacias do Pindaúva ou Pindauvinha interessados em preservar minas devem procurar o Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também