Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Incentivo ao esporte

Ciclistas de Ivaiporã apresentam projeto de pista pump track à Prefeitura de Ivaiporã

Quinta-feira, 10 de junho de 2021

Última Modificação: 15/06/2021 00:35:53 | Visualizada 881 vezes

A pista de pump track permite a prática de ciclismo, skate e patinação.


Ouvir matéria

O prefeito interino de Ivaiporã, Marcelo Reis, diretor do Departamento Municipal de Esporte, Marcelo Kloster, e a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, se reuniram com os ciclistas Ernesto Júnior, Eduardo Biasim e Jorge Chagas, que integram Girinho Biketeamk, para analisar o projeto de implantação de uma pista de pump track que permite a prática de ciclismo, skate e patinação. 
A pump track é uma pista em circuito asfaltado com “lombadas” ou “rollers”, que propiciam sensações diferentes aos praticantes de ciclismo, skate e patinação devido às ondulações. O objetivo é implantar a pista de pump track no Parque Ambiental Jardim Botânico, próxima à pista de skate, e estimular crianças e adolescentes a praticar as modalidades esportivas de forma segura. O espaço também pode ser usado por adultos. 
Ernesto Júnior disse que a pista de pump track no Parque Ambiental Jardim Botânico vai garantir mais segurança para a prática do ciclismo, skate e patinação uma vez que não há trânsito de veículos. “A finalidade é incentivar as crianças a pedalar e se identificar com as vertentes do ciclismo – mountain bike, ciclismo de rua ou de pista. A partir dos 3 anos, quando a criança tem contato com a primeira bicicleta, pode usar a pista pump track”, explicou Ernesto Júnior.

 

Pista de cross country
Durante a reunião os ciclistas apresentaram o projeto de uma pista para competição – nível adulto. Trata-se de uma pista de cross country na modalidade mountain bike, voltada para treinamentos, provas e competições de atletas. 
Segundo Ernesto Júnior a pista de cross country pode ser feita em circuito de mata fechada ou aberta com obstáculos naturais que incluem subidas, descidas, rampas, depressões e passagem por rios. “A Prefeitura disponibilizou 2 espaços – Parque Ambiental Jardim Botânico e Jardim Casa Grande”, contou o ciclista. 

 

Pista na Trilha Ecológica 
A adaptação da Trilha Ecológica também foi debatida entre Marcelo Reis, Marcelo Kloster e os ciclistas. “Faríamos a adaptação e manutenção da Trilha Ecológica, aumentando para uso de pedestres e ciclistas”, comentou Ernesto Júnior.
Desde que assumiram a gestão o prefeito Carlos Gil, licenciado por alguns dias, e o prefeito interino Marcelo Reis é continuar transformando o Parque Ambiental Jardim Botânico – respeitando a natura e promovendo saúde com a prática de atividades físicas. 
“Inclusive encontra-se em estudo o projeto uma pista de ciclismo – possivelmente em concreto, a ser construída no lado interno do Lago Parque Ambiental Jardim Botânico, que se tornará bem dinâmico”, informou Marcelo Reis. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também