Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Prevenção

Parceria entre Prefeitura de Ivaiporã e Amuvi permite castrar cães e gatos no Castramóvel

Quarta-feira, 04 de agosto de 2021

Última Modificação: 04/08/2021 16:43:28 | Visualizada 1261 vezes

atendimento iniciou na terça-feira, dia 3 de agosto, e encerra no dia 18


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estabeleceram uma parceria que permite castrar cães e gatos das famílias de baixa renda no Castramóvel da Amuvi, que atende no Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã.

O atendimento iniciou na terça-feira, dia 3 de agosto, e encerra no dia 18. Trata-se da 1ª vez que o município recebe o Castramóvel da Amuvi – equipada com consultório e instrumentos cirúrgicos.

Enquanto a Amuvi fornece a estrutura móvel e a veterinária – Camila Agostinho, o município de Ivaiporã disponibiliza medicamentos e profissionais da área veterinária para auxiliar nos procedimentos.

O secretário executivo da Amuvi, Alexandre Cantagallo, explicou que o objetivo é controlar a reprodução dos animais – especialmente pertencentes a famílias de baixa renda e animais de rua. O serviço é disponibilizado aos 26 municípios que compõem a Amuvi. Em 1 ano, foram castrados 1.600 cães e gatos no Vale do Ivaí.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, explicou que a Prefeitura é parceira do Abrigo de Animais Toca de Assis. Por isso, são repassados R$10 mil mensais – além do pagamento das contas de água e luz. “Em janeiro, a Prefeitura autorizou 100 castrações em clínicas da cidade, onde os animais de rua são recolhidos e castrados sob os cuidados do Abrigo de Animais Toca de Asssis”, informou o prefeito.

Em novembro, Castramóvel da Amuvi retornará a Ivaiporã. Em caso de necessidade, o Abrigo de Animais Toca de Assis prestará auxílio aos animais de rua com apoio da Prefeitura. “O objetivo é diminuir consideravelmente os animais de rua no município”, afirmou Carlos Gil, que recebeu ofício da Amuvi solicitando a utilização do Castramóvel de Ivaiporã. O pedido passará por aprovação da Câmara de Vereadores. Dessa forma, os cães e gatos dos 26 municípios poderão ser castrados em 2 unidades móveis, o que agilizará os procedimentos veterinários.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, informou que o serviço de castração gratuita encontra-se à disposição das famílias, que precisam apresentar RG, CPF e comprovante de endereço/baixa renda (R$1.500 no máximo).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também