Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Estradas rurais

Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã realiza audiência pública sobre Patrulha Rural

Sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Última Modificação: 01/10/2021 11:11:24 | Visualizada 404 vezes

"O objetivo é oferecer melhor qualidade de vida para quem vive e produz no campo para que possa aumentar a renda familiar", defendeu o prefeito.


Ouvir matéria

O Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã realizou uma audiência pública com produtores rurais do município para apresentar os trabalhos executados nas estradas rurais e os trechos definidos que serão feitos com a Patrulha Rural do Governo do Estado.

A Patrulha Rural integra o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região do Vale do Ivaí do Estado do Paraná. É formado pelos municípios de Ivaiporã, Arapuã e Ariranha do Ivaí, que usa o maquinário por 3 meses – e composto por escavadeira hidráulica, retroescavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio e 4 caminhões basculantes.

A diretora do Departamento de Agricultura, Estela Guisi Bagio Zanetti, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Anivaldo Mendes, entendem que é importante a administração municipal manter as estradas rurais em boas condições de trafegabilidade para que os produtores possam escoar a safra em segurança e evitar perdas de produção.

O vereador Emerson Bertotti, que representou a Câmara Municipal, lembrou que os produtores dependem de 2 fatores na obtenção de bons resultados agrícolas: estradas e pontes. “Os Departamentos de Agricultura e de Viação estão empenhados em executar um bom serviço na região para que os agricultores possam se manter no campo e transportar a safra em segurança”, comentou Emerson Bertotti.

As condições de trabalho proporcionadas pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que é presidente do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região do Vale do Ivaí do Estado do Paraná, foram mencionadas pelo diretor do Departamento de Viação, Ilson Gagliano. “Quem é agricultor sabe que não estamos maquiando e sim executando serviços de cascalho, readequação, melhoramento, manutenção e conservação das estradas rurais do município devido às condições de trabalho oferecidas pelo prefeito Carlos Gil – além de orientações técnicas”, garantiu Ilson Gagliano.

Carlos Gil explicou que, além de boas estradas rurais, é importante incentivar o produtor rural a investir na diversificação de frutas, verduras, estufa de tomate ou avicultura, por exemplo. “O objetivo é oferecer melhor qualidade de vida para quem vive e produz no campo para que possa aumentar a renda familiar. E, como os serviços nas estradas rurais custam caro, é fundamental manter a qualidade com poucos caminhões de cascalho, rolo compactador e patrola”, citou o prefeito.

As próximas melhorias serão executadas nas estradas Balsa Francana, Deus Conosco, Formoso Gérson ao Alecrim, Schimanski, Burato Alto Porã, BR à divisa com Arapuã e Sidnei ao Salto do Bulha. São 18,987 km de melhoramento e 10,180 km de adequação – totalizando 29,167 km.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também