Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

+ saúde

Prefeitura de Ivaiporã estrutura UPA 24h para inaugurar em novembro e aluga casa para Samu 192

Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Última Modificação: 28/10/2021 11:43:52 | Visualizada 1402 vezes

"Um dos nossos compromissos é oferecer saúde de qualidade à população", declarou Carlos Gil.


Ouvir matéria

Conforme anunciado, em agosto, pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e pelo vice-prefeito Marcelo Reis, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) está em processo de estruturação para iniciar os atendimentos de urgência e emergência, a partir de novembro, com protocolo e organização técnica.   

A UPA foi construída na 1ª gestão Carlos Gil – 2013/2016. No entanto, nunca foi equipada. No dia 26 de maio de 2017, foi implantada a base do Samu 192 de Ivaiporã, passando a usar parte da estrutura da UPA para atender com 2 ambulâncias e 1 UTI móvel. No próximo mês, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis irá inaugurar a UPA – 5 anos após concluir a obra.

Para dar início ao processo de atendimento na UPA a Prefeitura alugou uma casa na Rua Diva Proença 1.700, onde o Samu 192 passou a atender. A estrutura das instalações foi avaliada e aprovada pelo coordenador regional do Samu 192, Rubens Wagner Bressanim, após passar por reformas.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, explicou que a parte interna e externa do prédio – incluindo a fachada que identifica a UPA 24h, foram pintadas. “Estamos recebendo móveis e equipamentos que foram licitados pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis para concluir o processo de instalação da UPA 24h. Em seguida, as equipes serão treinadas para começar atender a população em novembro”, informou Cristiane Pantaleão.

O Pronto Atendimento (Hospital Municipal) manterá apenas internamento, enquanto os atendimentos de urgência e emergência serão feitos na UPA 24h onde há consultórios, salas de administração, inalação, eletrocardiógrafo, raio-x, gesso, curativos, sutura e de observação, posto de enfermagem, 2 leitos de emergência, 12 leitos de enfermaria, isolamento, central de material de esterilização e lavanderia.

Os pacientes passarão pela classificação de risco, podendo permanecer em observação na UPA por 48 horas. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para internamento no Pronto Atendimento (Hospital Municipal).

O prefeito Carlos Gil disse que a inauguração da UPA 24h – devidamente estruturada com móveis, equipamentos e equipe técnica – é aguardada pela população, desde 2016, quando a obra de construção foi concluída na 1ª gestão Carlos Gil.

“Um dos nossos compromissos é oferecer saúde de qualidade à população. Por isso, não medimos esforços em licitar os móveis e equipamentos, e compor a equipe que passará a atender à população em novembro. Acredito que o atendimento na UPA 24h significará uma grande mudança na vida da população e dos profissionais de saúde que terão mais conforto num ambiente bem estruturado e moderno”, declarou Carlos Gil.

Conforme o prefeito Carlos Gil o investimento em equipamentos foi estimado em R$1,2 milhão. E, mensalmente, serão necessários em torno de R$800 mil para manter os serviços e atendimentos feitos por médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e serviços gerais auxiliados pelo setor administrativo.

Além da pintura e aquisição de equipamentos a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis construiu o depósito da UPA 24h.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também