Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Prefeitura x ISBJ

Ivaiporãenses passarão a nascer no Instituto de Saúde Bom Jesus

Segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Última Modificação: 24/12/2021 01:16:05 | Visualizada 1166 vezes

O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e pela diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão.


Ouvir matéria

A administração municipal iniciou a semana dando uma importante notícia às gestantes de risco habitual e intermediário, que eram acompanhadas no Pronto Atendimento de Ivaiporã (Hospital Municipal), onde também era realizado o parto.

Durante o pré-natal as gestantes são acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a partir da 32ª semana de gestação, as gestantes passam a ser consultadas no Centro de Especialidades – próximo ao Colégio Santa Olga. Dessa forma, o médico poderá avaliar a gestante e prepará-la para encaminhá-la ao Instituto de Saúde Bom Jesus (ISBJ), onde será realizado o parto.

Se, por acaso, acontecer algum imprevisto fora do horário de expediente das UBS, ou no final de semana, a gestante poderá ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Se for necessário a gestante será encaminhada ao ISBJ. Caso contrário, ficará em observação e terá alta para aguardar o momento do parto, que será feito no ISBJ.

O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e pela diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro, no salão nobre, onde participaram do ato a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, vereadores Emerson Bertotti e José Maurino Carniato, diretor administrativo do ISBJ, Marcos Aurélio de Assis, ginecologista e obstetra, Rafael Tomitoshi, e a enfermeira Elessandra Borzuk Carmo.

“A equipe multiprofissional do Instituto de Saúde Bom Jesus quer oferecer o melhor atendimento à população de Ivaiporã, e não tenho dúvidas que poderemos ser destaque no Estado no atendimento à gestante”, declarou Cristiane Pantaleão, que agradeceu à administração municipal por acreditar na melhoria da saúde permitindo mudanças significativas, enalteceu o trabalho das equipes municipais de saúde e a parceria com o IBSJ.  

O contrato estabelecido entre a Prefeitura e ISBJ estabelece 32 metas de qualidade. O Instituto de Saúde Bom Jesus está cumprindo mais de 70% das metas e terá direito ao benefício que apoiará a melhora na estrutura do atendimento às gestantes.

O vice-prefeito Marcelo Reis reafirmou que a prioridade do plano de governo sempre foi a saúde. “Por isso, houve grandes avanços com a inauguração de 2 UBS e da UPA 24h, e investimento em consultas, exames e medicamentos”, citou Marcelo Reis.

Sobre a qualidade da estrutura do ISBJ o prefeito Carlos Gil reconheceu que é melhor do que as instalações do Pronto Atendimento. “É um ganho de qualidade muito grande para a saúde de Ivaiporã – associado ao projeto Colo de Mãe Ivaiporãense, porque o Instituto de Saúde Bom Jesus atende média e alta complexidade com UTI neonatal e adulto. Portanto, as gestantes passam a ter os mesmo direitos e os ivaiporãenses passarão a nascer sob os cuidados de equipes multiprofissionais – incluindo pediatra, e com mais segurança. Para garantir qualidade no atendimento e nos procedimentos as equipes municipais fazem treinamentos”, avisou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também