Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Conscientização

Sanepar orientará população de Ivaiporã sobre forma correta de ligar imóvel à rede coletora

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Última Modificação: 25/02/2022 17:03:30 | Visualizada 541 vezes

Também estão previstas reuniões comunitárias para as quais será entregue convite de porta em porta.


Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, o prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo Reis, recebeu a equipe da Sanepar composta pelo gerente regional de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi; gerente comercial, Evelise Kluk; gestora ambiental, Ângela Pagani; agentes técnicos administrativos, Francisco Rodrigues e João Camilo; agente de suporte operacional, Paulo Matias; e fiscal socioambiental, João Paulo Pansanato.  
A equipe da Sanepar informou que iniciará na quarta-feira, dia 2 de março, uma pesquisa envolvendo cerca de 4.500 imóveis de Ivaiporã. Trata-se do trabalho previsto na entrega da obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário, cujo objetivo é orientar a correta ligação do imóvel à rede coletora. Também estão previstas reuniões comunitárias para as quais será entregue convite de porta em porta. No 2º semestre, devem ser realizadas vistorias técnicas nos imóveis. 
O trabalho, que deve durar 1 ano, busca sensibilizar as famílias quanto à importância do sistema de esgoto e do uso adequado do serviço para que se alcance saúde e sustentabilidade. 
A Sanepar investe mais de R$50 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ivaiporã. Foram implantados cerca de 100 quilômetros de tubulações, construídas a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pindaúva, e 3 estações elevatórias: Pindaúva, Mangueira e Pindauvinha, que farão o bombeamento das regiões mais baixas para o serviço de tratamento. As obras devem ser concluídas em julho. 
Os bairros beneficiados e onde devem ser feitas visitas domiciliares e reuniões comunitárias são: Jardim Itapoá, Bosque da Saúde, Parque Industrial, Vila Nova Porã I e II, Conjunto Valdomiro Guergolet, Jardim Pires, Planalto, João de Barro, Guanabara I e II, Casa Grande II, Luiz XV, Vila Esperança, Bom Jardim, Operaria II, Ipiranga, Santa Luzia, Itaipu, Vila São Jorge, Residencial Ana Clara, Panamericano, Sabará, Versalhes, Aeroporto, Belo Horizonte, Jardim Maanain, São Domingos, Europa, Santa Terezinha, Residencial Olimpo Mourão Filho, Ivaiporã, Alvorada, Vila Monte Castelo, Formosa, São José, Jardim Paraná, Jardim Porã – e centro. 

Conscientização 
Luiz Carlos Jacovassi explicou que uma equipe contratada pela Sanepar passará pelas ruas onde foi executada a obra de esgoto para orientar a população sobre a forma correta de fazer a ligação. “Peço à população que receba a equipe da Sanepar, que estará uniformizada e identificada com crachá. Nesta etapa, a equipe passará pelas residências e fará reuniões comunitárias com cerca de 250 famílias”, informou Jacovassi.  
Conforme o prefeito em exercício Marcelo Reis trata-se de uma etapa importante: conscientização. “Em Ivaiporã, há muitas fossas e a população precisa saber como desativá-las corretamente no momento certo. Em breve, a Sanepar concluirá a ETE e as 3 estações elevatórias, o que significará saúde e qualidade de vida para a população de Ivaiporã”, comentou Marcelo Reis. 
O contrato entre a Prefeitura e a Sanepar foi assinado, em junho de 2014 – 1ª gestão Carlos Gil, quando foram estabelecidas metas de ampliação dos sistemas de água e esgoto. O documento tem validade por 30 anos.  

Também participaram da reunião as diretoras dos Departamentos Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social, Denise Kusminski e Flávia Kuss, e a secretária municipal de Educação, Daiane Soares.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também