Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Agenda 2030

Prefeito de Ivaiporã assina Carta Compromisso Executivo referente ao Programa Cidades Sustentáveis

Segunda-feira, 30 de maio de 2022

Última Modificação: 30/05/2022 18:45:08 | Visualizada 265 vezes

Encontro Regional de Prefeitos


Ouvir matéria

A Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e a Prefeitura de Ivaiporã sediaram o Encontro Regional de Prefeitos com o tema Estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável das Cidades do Paraná.
O Encontro Regional de Prefeitos teve como objetivos apresentar as estratégias desenvolvidas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ofertar ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação da Agenda 2030 e potencializar o alcance das metas e objetivos dos ODS nas cidades.
Santiago Martin Gallo, que representou o presidente da AMP, Júnior Weiller, agradeceu ao prefeito Carlos Gil por concluir o ciclo de Encontro Regional de Prefeitos e explicou que o Programa Cidades Sustentáveis foi assinado pelo Governo do Paraná e União Europeia com o objetivo de levar aos municípios gestão pública para buscar fundos internacionais visando melhorar a sustentabilidade. 

Parcerias 
O projeto é coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Programa Cidades Sustentáveis, Fundação Abrinq e Agenda Pública, e financiado pela União Europeia. No Paraná, a cooperação contempla o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes) — responsável pela implementação da Agenda 2030 no Estado. Além do Cedes, integram a ação o Programa Cidades Sustentáveis, FNP, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), por meio do Paranacidade.
“Temos ampla participação dos municípios e insisto na importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para melhorar a vida das pessoas com meio ambiente, igualdade de gênero – protegendo as mulheres, valorizando o produtor rural e favorecendo a economia do município, porque é o prefeito quem luta pela qualidade de vida da população”, defendeu Santiago Martin Gallo. 
O presidente da Amuvi, Carlos Gil, que é prefeito de Ivaiporã, reforçou a importância da assinatura da Carta Compromisso Executivo, que é referente ao Programa Cidades Sustentáveis – alinhado aos ODS. “É importante assinarmos o documento e que os prefeitos da Amuvi envolvam os secretários municipais para coordenar as ações visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, foi uma grande honra assinar o documento. Afinal, a maior beneficiada é a população”, conscientizou o prefeito Carlos Gil. 
O Encontro Regional de Prefeitos contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Reis; participação online da assessora de projetos da FNP, Miriam Salete Licnerski Barreto, que falou sobre a Agenda 2030, ODS nos Municípios e o Programa Cidades Sustentáveis; e do gestor público na Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, que explicou a Estratégia Paraná de Olho nos ODS e a atuação do Paranacidade no desenvolvimento sustentável.
No final, os prefeitos assinaram a Carta Compromisso Executivo. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também