Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Saúde bucal

Prefeitura de Ivaiporã e Univale UCP irão estabelecer parceria na área odontológica

Quarta-feira, 13 de julho de 2022

Última Modificação: 13/07/2022 08:08:54 | Visualizada 469 vezes

O vice-prefeito Marcelo Reis afirmou que a Prefeitura está à disposição para estabelecer parceria e convênio


Ouvir matéria

O coordenador do curso de Odontologia da Univale UCP de Ivaiporã, Wolnei Luiz Centenaro, e o relações públicas da instituição de ensino superior, Jayme Ayres, informaram ao vice-prefeito de Ivaiporã, Marcelo Reis, e à diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, que a Univale UCP iniciará o curso de Odontologia no dia 25 de julho.

O curso será ofertado no período noturno e o vestibular pode ser realizado online ou presencial, no dia e horário que o candidato preferir. Segundo Jayme Ayres, as inscrições para o vestibular são gratuitas e a previsão é iniciar com 45 acadêmicos.

Durante a reunião, Wolnei Centenaro explicou as diretrizes nacionais curriculares do curso de graduação em Odontologia em relação à parceria público-privado sobre o atendimento odontológico na rede SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Melhor profissional

“As diretrizes nacionais curriculares estabelecem que é fundamental manter parceria com o SUS, porque os acadêmicos de Odontologia começam a trabalhar com dados epidemiológicos, organização e planejamento de equipes, o que permite tornar-se melhor profissional. Ou seja, quanto mais preparado o acadêmico melhor será o atendimento ao paciente. Portanto, Univale UCP se preocupa com a formação geral estabelecendo parceria com a Prefeitura, por intermédio do Departamento de Saúde”, explicou Wolnei Centenaro.

Cristiane Pantaleão exemplificou citando que os procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como promoção, prevenção e assistência à saúde bucal podem ser executadas em parceria com os estagiários de Odontologia. “Estamos ampliando a saúde bucal na Atenção Básica e entendo que o município de Ivaiporã precisa de um CEO [Centro de Especialidades Odontológicas] devido à demanda por atendimentos. Mas a previsão é acontecer em breve”, avisou a diretora de Saúde.

O CEO presta serviços aos usuários do SUS que necessitam de atendimentos especializados odontológicos, por encaminhamento das UBS. “Com o fortalecimento da saúde bucal na Atenção Básica, implantação do CEO e a formalização da parceria com o curso de Odontologia da Univale UCP a maior beneficiada será a população, que terá atendimento mais qualificado e ágil”, analisou Cristiane Pantaleão.

O vice-prefeito Marcelo Reis afirmou que a Prefeitura está à disposição para estabelecer parceria e convênio com a Univale UCP, por intermédio do Departamento de Saúde. “Trata-se de uma parceria de mão dupla. Ou seja, trabalho recíproco em benefício da população que mais precisa de atendimento odontológico”, afirmou Marcelo Reis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também