Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Decreto 14.135

Prefeitura de Ivaiporã decreta luto oficial por 3 dias em virtude da morte do médico Orlando Sanchez e presta homenagem

Quarta-feira, 27 de julho de 2022

Última Modificação: 27/07/2022 10:29:44 | Visualizada 542 vezes

O médico Orlando Sanchez era casado Neuza Lucena Sanchez, pai de três filhos: Orlando Júnior, Luciana e Fernanda Sanchez.


Ouvir matéria

Em virtude da morte do médico Orlando Sanchez, ocorrida na terça-feira, dia 26 de julho, aos 86 anos, a Prefeitura de Ivaiporã decretou luto oficial por 3 dias por meio do Decreto 14.135 de 27 de julho de 2022. O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e demais servidores públicos – especialmente a equipe do Departamento de Saúde reconhecem publicamente a dedicação à medicina e às causas sociais do município, onde o médico Orlando Sanchez sempre se manteve atuante. 
Orlando Sanchez nasceu em Nova Granada (SP), concluiu o curso de Medicina em Clínica e Cirurgia Geral, em 1966, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  
Em 1967, o médico foi convidado para trabalhar no Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã – passando a fixar residência no município, onde investiu em terras, tornando-se também agricultor. 
Em 1969, Orlando Sanchez e a esposa Neusa Lucena Sanchez, que também é médica, adquiriram o Hospital Nossa Senhora Aparecida, que passou a se chamar Hospital Maternidade Ivaiporã e, em 20 de setembro de 2017, cadastrado como Instituto Lucena Sanchez, atendendo pacientes dos 16 municípios da 22ª Regional de Saúde e a Central de Leitos do Estado. 
Os desafios, dificuldades, perseverança e a história de vida dedicada à medicina levaram o médico Orlando Sanchez a receber várias homenagens, tais como Título de Cidadão Honorário, em 2013, proposto pela Câmara de Vereadores de Ivaiporã, devido aos relevantes serviços prestados à população e ao município; Diploma de Mérito Ético-Profissional, em 2014, entregue pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná em homenagem aos 50 anos de formação médica com histórico exemplar; Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2017, quando foi reconhecido pelo trabalho dedicado à saúde da população dos municípios do Vale do Ivaí; Troféu Guerreiro do Comércio, em 2019, conferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. 
O médico Orlando Sanchez também participava da vida política do município. Inclusive foi candidato prefeito, em 1992, pelo PST. Mesmo não sendo eleito nunca deixou de participar de reuniões políticas. 
“Lamento muito a morte do pioneiro da medicina. O Dr. Orlando Sanchez contribuiu muito com a saúde da população. Homem dedicado, simples, integro e preocupado com o desenvolvimento do município de Ivaiporã. Aos familiares os meus sinceros pêsames”, declarou o prefeito Carlos Gil. 
O médico Orlando Sanchez era casado com Neuza Lucena Sanchez, pai de três filhos: Orlando Júnior, Luciana e Fernanda Sanchez.

Foto/Conselho Regional de Medicina do Paraná 

Decreto 14.135 (ANEXO).
 

Fonte: Prefeitura de Ivaiporça

 Galeria de Anexos

 Anexo

 Galeria de Fotos

 Veja Também