Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Saúde

Prefeitura de Ivaiporã e coordenação do curso de Medicina da UniCesumar pretendem estabelecer parceria

Quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Última Modificação: 16/09/2022 16:24:15 | Visualizada 410 vezes

Objetivo: integrar o ensino e serviços de saúde.


Ouvir matéria

O prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo Reis, e a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, receberam a coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar de Maringá, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, gerente de Serviços da Saúde, Fátima Azevedo, coordenador dos Ambulatórios de Especialidades Médicas, Rafael Padial, e a professora de Saúde Coletiva, Luana Tironi. 
A reunião foi pautada pela possibilidade de estabelecer parceria entre a Prefeitura e a UniCesumar visando a implantação de atividades que integrem o ensino e serviços de saúde.
A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis vem ampliando os serviços de saúde, bem como o número de profissionais médicos. “O objetivo da parceria é apoiar a formação dos profissionais do município, implantar projetos de extensão, futuramente receber médicos para fazer internato e residência em algumas especialidades em Ivaiporã”, explicou Cristiane Pantaleão.

Ideias inovadoras
“Foi uma surpresa agradável receber o convite para conversarmos a respeito do curso de Medicina da UniCesumar e da metodologia, e saber que há ex-alunos trabalhando em Ivaiporã, o que me causou uma impressão muito boa”, observou a coordenadora Ana Moraes, informando que o curso de Medica na UniCesumar é flexível e precisa avançar em ideias inovadoras. 
Uma das possibilidades é implantar futuramente um Campus Avançado em Ivaiporã. “Inicialmente, falamos sobre projetos de extensão que possamos trabalhar – utilizando as telemedicina e conferência. Portanto, gostei das possibilidades de parcerias e da cidade”, confessou Ana Moraes. 
Marcelo Reis considerou muito positiva a visita e o fato da UniCesumar enxergar potencial em Ivaiporã. “A UniCesumar é referência em ensino superior e a Prefeitura está à disposição para estabelecer parceria voltada à capacitação e internato”, informou Marcelo Reis. 
De acordo com estudos feitos pela Demografia Médica no Brasil e citados pela UniCesumar faltam médicos nos pequenos municípios e em vários serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As maiores defasagens acontecem em prontos-socorros, Atenção Primária e em ambulatórios de especialidades.
Por isso, um dos princípios da graduação de Medica na UniCesumar é formar profissionais médicos voltados à atuação do SUS e contribuir com pesquisas voltadas a projetos na comunidade – especialmente para a prática de formação em saúde com responsabilidade sanitária.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também