Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

21 de setembro

Prefeitura de Ivaiporã realiza congresso sobre Dia Mundial da Árvore e assina pacto para reflorestar Mata do Placídio

Quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Última Modificação: 21/09/2022 18:40:43 | Visualizada 289 vezes

O Congresso Municipal de Valorização ao Dia Mundial da Árvore abordou o tema RespirAr


Ouvir matéria

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Prefeitura de Ivaiporã realizou o Congresso Municipal de Valorização ao Dia Mundial da Árvore, que é celebrado, nesta quarta-feira, dia 21, objetivando conscientizar a população a respeito da preservação da natureza. 
O Congresso Municipal de Valorização ao Dia Mundial da Árvore abordou o tema RespirAr e foi realizado, no Centro Cultural Olívia Hauptman, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incluindo os resultados do projeto Fragmentos da Mata Atlântica em Ivaiporã: um elo social e ambiental, que foi criado em 2021; exibição de vídeo e exposição referentes ao tema; monólogo; teatro; e apresentação da Cia de Dança Olívia Hauptmann.  
A abertura contou com a participação dos prefeitos em exercício e licenciado, Marcelo Reis e Carlos Gil, presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, diretora do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, secretária municipal de Educação, Daiane Soares, e do chefe do Instituto Água e Terra (IAT) do escritório de Ivaiporã, Carlos Henrique de Souza.

Agenda 2030 
O município de Ivaiporã zela por 2 Unidades de Conservação – Parque Natural Municipal Mata do Placídio e a Estação Ecológica Faian, que pertence à bacia de captação de água que abastece a população de Ivaiporã.
Denise Kusminski agradeceu aos representantes de instituições parceiras da Prefeitura pela defesa do meio ambiente e citou o objetivo 15 (Vida Terrestre) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter à degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade. “Devemos promover a gestão sustentável das florestas, por meio da melhoria da educação, conscientização e da capacidade humana e institucional sobre o combate à desertificação”, defendeu Denise Kusminski.
Conforme afirmou Gertrudes Bernardy, o município de Ivaiporã dá exemplo de conscientização e educação ambiental voltada às crianças da rede municipal de ensino e dos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude. “Por isso, parabenizo a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis pelo comprometimento com o meio ambiente do município”, reconheceu a presidente da Câmara de Vereadores. 

Educação ambiental 
A propósito da temática, o prefeito licenciado Carlos Gil falou sobre o programa Cultivando Água Limpa, instituído por meio da Lei 2.596 de 26 de fevereiro 2015 – durante o 1º mandato; e mencionou o Parque Natural Municipal Mata do Placídio, que passou de 19,32 hectares para 36,04 após a Prefeitura adquirir a área de 16,72 hectares com o objetivo é promover educação ambiental aos estudantes e à população de Ivaiporã; anunciou a execução de um estudo do projeto do Parque Ambiental Guanabara; e finalizou parabenizando a equipe do Departamento de Meio Ambiente pela realização do Congresso Municipal de Valorização ao Dia Mundial da Árvore. 

O prefeito em exercício Marcelo Reis enalteceu o empenho da equipe organizadora por proporcionar interação entre crianças, jovens e adultos. “É uma forma de transformar o meio ambiente e mantê-lo ecologicamente equilibrado com as nascentes, parques, praças, lagos e unidades de conservação”, observou Marcelo Reis. 
Em seguida, o coordenador executivo e a projetista da empresa Ambiente-se, Carlos Henrique Braga e Laís Hataishe, apresentaram o Plano de Manejo do Parque Municipal da Mata do Placídio – finalizando o Congresso Municipal de Valorização ao Dia Mundial da Árvore com assinatura do Pacto Sobre o Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mato do Placídio, que objetiva levar alunos das escolas e colégios, e representantes de instituições a plantar espécies nativas pertencentes ao bioma da Mata Atlântica. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também