Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Agricultura

Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga e Prefeitura de Ivaiporã realizam 3º Festival do Café

Domingo, 09 de outubro de 2022

Última Modificação: 09/10/2022 06:09:56 | Visualizada 1237 vezes

Arcindo Ravar Filho deu as boas-vindas à comunidade e explicou que a pandemia do coronavírus impediu a realização do Festival de Café em 2020 e 2021


Ouvir matéria

Estimular o produtor rural, favorecer a produção do café, valorizar o agronegócio e fortalecer a economia. São estes os objetivos do 3º Festival do Café do Jacutinga promovido pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Departamentos de Indústria e Comércio, e de Cultura, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

A abertura foi feita pelos prefeitos licenciado e em exercício de Ivaiporã, Carlos Gil e Marcelo Reis; presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy; presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, Arcindo Ravar Filho; chefe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Aline Taichi Machado; e pela chefe do Núcleo Regional da Seab em Ivaiporã, Vitória Holzmann.

O trabalho realizado pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, a permanência dos jovens na produção rural e a participação das mulheres na diversificação e qualidade dos produtos que saem do campo foram ressaltados.

 

Comida à mesa

Arcindo Ravar Filho deu as boas-vindas à comunidade e explicou que a pandemia do coronavírus impediu a realização do Festival de Café em 2020 e 2021. “Mas o agricultor não pode parar de produzir, porque leva comida à mesa do consumidor. Este ano, realizamos o 3º Festival do Café com apoio da Prefeitura. Afinal, não seria possível a Associação da Agricultura Familiar realizá-lo sozinha”, referiu o presidente.

O processo produtivo do café feito por mulheres foi enaltecido por Vitória Holzmann e Aline Taichi Machado, que parabenizaram a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, pela valorização das mulheres do café, e os organizadores do evento, enquanto o trabalho desenvolvido no distrito do Jacutinga pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis foi citado por Gertrudes Bernardy – especialmente a valorização da agricultura familiar. “Este Festival do Café é dos produtores, moradores e dos expositores. Por isso, vamos festejar com harmonia e rever os amigos”, sugeriu Gertrudes Bernardy.

Marcelo Reis parabenizou a organização do 3º Festival do Café, parceiros e expositores, e disse que o distrito do Jacutinga é o centro das atrações neste final de semana. “Os produtores rurais e os moradores são merecedores de sucesso. A Prefeitura de Ivaiporã sempre terá um olhar especial para o distrito do Jacutinga”, afirmou o prefeito em exercício.

Encerrando a abertura, Carlos Gil defendeu que o 3º Festival do Café valoriza a agricultura familiar e o distrito do Jacutinga, onde é produzido um dos melhores cafés do Paraná e do Brasil. Inclusive um grupo de 15 cafeicultores busca o registro de Indicação Geográfica (IG) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com apoio do Sebrae. “O objetivo é agregar mais valor ao produto – além de contar com a força do programa Mulheres do Café. Portanto, o distrito do Jacutinga segue o caminho do desenvolvimento”, declarou Carlos Gil.

A abertura do 3º Festival do Café contou com apresentações da Escola Municipal do Campo Jacutinga, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, Centro da Juventude e dos projetos sociais Renascer e Casa de Vivência – e show com a Banda Julianna Fagundes, enquanto o cerimonial foi conduzido pelo repórter Wellyngton Jhonis.

O 3º Festival do Café iniciou na sexta-feira, dia 7 de outubro, e encerra neste domingo, dia 9, com a sefuinte programação: 

07h30 – Café Colonial

08h00 – Largada da Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Jacutinga

11h00 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

12h00 – Almoço rural típico, tradicional churrasco e porções

12h30 – Apresentação da Orquestra Maringaense de Viola Caipira

16h00 – Bingo

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também