Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

16 municípios

CIS Ivaiporã lança Ambulatório de Ginecologia do AME e programa Brilhantemente

Quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Última Modificação: 12/10/2022 09:28:10 | Visualizada 480 vezes

Para fazer parte do programa Brilhantemente o CIS Ivaiporã contratou o neuropediatra Rafael Agillar


Ouvir matéria

Durante a Assembleia de Prefeitos o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) de Ivaiporã, que é regido por prefeitos dos 16 municípios, lançou o Ambulatório de Ginecologia do Ambulatório Médico de Especialidade (AME) e o programa Brilhantemente.

O Ambulatório de Ginecologia do AME prioriza a prevenção do câncer de colo de útero e mama, e o planejamento familiar, enquanto o programa Brilhantemente é direcionado ao atendimento de crianças autistas ou com algum transtorno de comportamento.

As crianças serão Brilhantemente atendidas por neuropediatra e por profissionais da psicologia e da enfermagem, e das Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde dos 16 municípios que regem o CIS Ivaiporã.

 

Neuropediatra

Para fazer parte do programa Brilhantemente o CIS Ivaiporã contratou o neuropediatra Rafael Agillar, após constatar um aumento significativo de crianças com distúrbio de comportamento, especialmente em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19) – incluindo aquelas com possibilidade de diagnóstico de autismo.

Os profissionais de saúde reconhecem a importância do atendimento médico. Mas não o considera o suficiente sem uma rede capacitada. Por isso, a formação dos profissionais em terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e dos psicólogos para aplicar a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC) iniciou de forma gradativa.

“O programa Brilhantemente tem como objetivo oferecer atendimento e acompanhamento diferenciados com neuropediatra e psicólogos, alinhados ao planejamento do cuidado entre os profissionais da Assistência Social, Educação e da Saúde dos 16 municípios para melhorar da qualidade de vida, rendimento escolar e a saúde do paciente”, explicou o presidente do CIS Ivaiporã, Clodoaldo Fernandes dos Santos.

 

Diferencial

De acordo com a coordenadora do AME Ivaiporã, Karen Rocha, a ponte entre a Atenção Especializada e os profissionais dos 16 municípios é o diferencial do programa Brilhantemente. “Estamos construindo redes de apoio entre profissionais que se conhecem pelo nome para amparar a pessoa com condição crônica. As crianças e os familiares necessitam de outros profissionais. Mas a nossa finalidade é desenvolver a rede de atendimento nos 16 municípios”, explicou Karen Rocha.

O setor de regulação do CIS Ivaiporã contará com um profissional de saúde que avaliará os casos encaminhados e organizará os atendimentos por prioridade. Além disso, o intuito do programa Brilhantemente é estabelecer uma relação e comunicação continuada com a rede municipal, por meio da elaboração de um Plano de Cuidado Compartilhado.  

O CIS Ivaiporã conta com apoio do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também