Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Polícia Civil

Prefeito Carlos Gil anuncia licitação para construção da Delegacia Cidadã no valor de R$7.474.046,97

Segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Última Modificação: 24/10/2022 18:55:06 | Visualizada 376 vezes

A Delegacia Cidadã será construída num terreno doado ao Governo do Estado pela gestão anterior do prefeito Carlos Gil com 4.000m²


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, anunciou durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, mais uma importante e esperada obra. O Governo do Estado autorizou a licitação para a construção da Delegacia Cidadã. Participaram da coletiva de imprensa o vice-prefeito Marcelo Reis, diretor do Departamento de Obras, Bruno Montoro, vereadores Gertrudes Bernardy e Emerson Bertotti, investigador da Polícia Civil de Ivaiporã, Aparecido Pinto, e servidores da Prefeitura. 
Carlos Gil recebeu a informação do deputado estadual Ademar Traiano – presidente da Assembleia Legislativa, que articulou a liberação dos recursos no valor de R$7.474.046,97. Os envelopes da concorrência 0038/2022 serão abertos no dia 22 de dezembro, às 09h30, na sala de licitações da Paraná Edificações. 
A Delegacia Cidadã será construída num terreno doado ao Governo do Estado pela gestão anterior do prefeito Carlos Gil com 4.000m² e terá área construída de 1.362,00m² na Rua Placídio Miranda esquina com Avenida Ladislao Gil Fernandez – próxima ao Fórum da Comarca e a menos de 1.000 metros da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar. O prazo de execução é de 360 dias. 
De acordo com o diretor-geral da Paraná Edificações, Girlei Eduardo de Lima, a Delegacia Cidadã de Ivaiporã seguirá o padrão II: 4 celas, 1 elevador, 1 plantonista, 1 sala de investigador, 7 cartórios, 2 administrações, 1 chefia, 2 atendimentos, 1 sala de reunião, 1 sala de apoio e o Instituto de Identificação – responsável pela emissão do RG. 

Medidas do Governo
“A superlotação, fuga, interdição ou más condições sanitárias não são mais termos pesquisados no Google quando relacionados à carceragem da Polícia Civil de Ivaiporã. As medidas adotadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior contribuíram efetivamente para a redução dos índices de criminalidade no Estado, por exemplo, com investimentos em frota de viaturas, reforço da segurança pública convocando policiais militares, bombeiros e delegados, e com a construção de Delegacias Cidadã – contemplando Ivaiporã”, citou Carlos Gil. 
Durante a coletiva de imprensa o prefeito agradeceu ao deputado estadual Ademar Traiano por não medir esforços quando se trata de liberação de recursos para o município. “O apoio do deputado estadual Ademar Traiano foi fundamental para que Ivaiporã fosse contemplada com esta importante estrutura, que irá oferecer uma relação mais humana entre a Polícia Civil e a população – além de espaços modernos para atender o cidadão”, reconheceu Carlos Gil. 
“Desde que assumiram a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis, e os vereadores, não mediram esforços para anunciar a licitação da Delegacia Cidadã. Ivaiporã merece a estrutura e a Polícia Civil trabalhará mais motivada”, afirmou o investigador Aparecido Pinto. 

Custódia de presos
Em 2021, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou o Decreto 8.784 transferindo os setores de carceragem temporária das Delegacias de Polícia Civil para o Departamento de Polícia Penal (Depen) e encerrando um ciclo de 168 anos de custódia de presos.  
Em Ivaiporã, o prefeito Carlos Gil concedeu cessão de uso do imóvel à Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Rua Ceará, 2.410 – por intermédio da Lei 3.535, encerrando um ciclo de 40 anos de fugas, interdições e más condições sanitárias na carceragem da 54ª Delegacia de Polícia Civil, que foi construída em 1982 e projetada para abrigar 32 presos. Mas chegava a acolher cerca de 200 detentos. 
Em março de 2022, o Depen finalizou a transferência de 115 detentos de Ivaiporã para a carceragem da 53ª Delegacia de Polícia Civil de Faxinal. E, em maio de 2022, o prefeito Carlos Gil participou da inauguração da 54ª Delegacia de Polícia Civil. O imóvel cedido pela Prefeitura permitiu à Polícia Civil passar de 6 para 8 salas, com vagas de estacionamento, acessibilidade para pessoas com deficiência e ponto de ônibus próximo.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também