Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Incentivo

Agricultores do distrito do Jacutinga recebem mudas de café da Prefeitura de Ivaiporã

Segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Última Modificação: 31/10/2022 16:21:15 | Visualizada 345 vezes

O trabalho no Viveiro de Café é desenvolvido em parceria entre o Departamento de Agricultura e os produtores.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã entregou mudas de café aos agricultores do distrito do Jacutinga, por meio do Departamento de Agricultura, com o objetivo de estimular a reposição do café após as geadas.

As mudas foram entregues no Viveiro de Café, onde estiveram o prefeito Carlos Gil, que também é produtor rural, diretores dos Departamentos de Agricultura, Agronegócio e de Viação, Estela Bagio Zanetti, Alex Fonseca e Ilson Gagliano – respectivamente, presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, e chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann.

“Estamos estimulando a diversificação produtiva para tornar a agricultura familiar mais sustentável e um dos incentivos é o fornecimento de mudas no distrito do Jacutinga, onde o café tem comprovadamente excelente qualidade. Inclusive é premiado em concursos municipais, estaduais e nacionais”, afirmou Carlos Gil.

 

40 mil mudas

O trabalho no Viveiro de Café é desenvolvido em parceria entre o Departamento de Agricultura e os produtores. Este ano, são entregues cerca de 40 mil mudas. E, em 2023, a previsão é entregar 100 mil mudas, que serão plantadas em decorrência dos pedidos feitos pelos produtores.

Estela Bagio Zanetti disse as geadas prejudicaram as mudas e para ajudar o produtor rural foi adquirida semente certificada com um especialista da cidade de Londrina. 

Além de oferecer palestras técnicas, criar projetos e de investir na melhoria das estradas rurais, a Prefeitura apoiou o 3º Festival do Café, que foi realizado pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.

Gertrudes Bernardy reconheceu o apoio que a Prefeitura e a Seab oferecem aos produtores rurais – especialmente ao programa Mulheres do Café, e Vitória Holzmann citou o classificador de café que será utilizado pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga. O investimento é da Prefeitura com aprovação da Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também