Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Lei 3.689

Crianças do Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue vistoriam residências em Ivaiporã

Quinta-feira, 03 de novembro de 2022

Última Modificação: 03/11/2022 12:17:52 | Visualizada 198 vezes

A previsão é formar cerca de 300 crianças este mês.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã cumpriu mais uma etapa do Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes do Projeto Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, por meio dos Departamentos de Saúde e de Assistência Social.

O objetivo é conscientizar os mais jovens em relação aos riscos que o mosquito Aedes aegypti causam à saúde: dengue, zika e chikungunya.

Mais uma vez, a teoria foi aliada à prática com as crianças do Projeto Renascer vistoriando residências – devidamente uniformizadas, sob a coordenação da diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, agentes de endemia da Vigilância Sanitária e acompanhamento dos monitores. Recentemente, a ação foi desenvolvida com as crianças e adolescentes da Casa de Vivência e do Centro da Juventude.

As crianças demonstraram indignação quando se depararam com mato alto e os recipientes plásticos expostos numa residência desocupada, e comprovaram que as orientações dadas pelo Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue devem ser levadas a sério.

 

Trabalho prático

“Elas aprenderam a vistoriar, reconheceram os focos do mosquito da dengue e conheceram o trabalho prático de um agente de endemia. O que mais chama a atenção é a preocupação que as crianças e adolescentes têm em relação aos cuidados com quintais, terrenos e recipientes expostos que possam acumular água”, observou Cristiane Pantaleão.

Durante as ações práticas as crianças e adolescentes usam colete, cartão de identificação, caneta e adesivo (aprovado e reprovado), que é colado na residência conforme o resultado da vistoria. Quem teve a residência vistoriada pelos Super Agente aprovou!

As próximas etapas são: coleta de recicláveis; produção de objetos decorativos com materiais recicláveis; Feira Cultural de Materiais Recicláveis; formatura do Super Agente; e premiação do 1º ao 3º lugar dos projetos sociais. A previsão é formar cerca de 300 crianças este mês.

O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi transformado na Lei 3.689 de 16 de maio de 2022 por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também