Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Sugestões

População das comunidades e do distrito do Jacutinga surpreende equipes de Saúde de Ivaiporã

Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023

Última Modificação: 01/02/2023 23:43:21 | Visualizada 261 vezes

Também participaram da Pré-Conferência Municipal de Saúde moradores da Vila Rural e do distrito do Santa Bárbara, e vereadores.


Ouvir matéria

A população que reside nas comunidades e no distrito do Jacutinga surpreendeu as equipes do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, em numero de participação na Pré-Conferência Municipal de Saúde, que serviu para abordar o tema Garantir Direitos e Defender o SUS – a vida e a democracia, e ouvir sugestões de melhorias nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião aconteceu no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde foram montados grupos que discutiram 4 eixos sugeridos pelo Departamento de Saúde envolvendo abordagens sobre Atenção Básica à Saúde, assistência farmacêutica, saúde bucal, aplicativo de agendamento, doenças sexualmente transmissíveis, urgência e emergência, classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), consultas, exames, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), contratos com os hospitais do município, internamento clínico e gestantes, atendimento em hospitais fora do município, teleatendimento, saúde mental, materno infantil, idoso, doenças crônicas e autismo – por exemplo.

“Não faria sentido promover a Pré-Conferência Municipal de Saúde sem participação da população. Afinal, o objetivo é melhorar os atendimentos – além de fortalecer o SUS. Portanto, ficamos muito felizes com as sugestões dadas por aqueles que se propuseram a ajudar apontando o que pode ser melhorado, e reconhecendo o que fazemos de bom pela saúde pública”, afirmou a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão.

O prefeito em exercício, Marcelo Reis, entende que ouvir a população é muito importante para traçar metas de melhorias na saúde pública. “Quando percebemos o interesse da população em oferecer sugestões e debater os próprios direitos é motivador. Importante também a população marcar presença nas próximas Pré-Conferências Municipal de Saúde, que acontecem dias 6 e 7 de fevereiro”, sugeriu Marcelo Reis.

Também participaram da Pré-Conferência Municipal de Saúde moradores da Vila Rural e do distrito do Santa Bárbara, e os vereadores Gertrudes Bernardy, Emerson Bertotti, Edivaldo Montanher (Sabão), Josane Teixeira, Jaffer Saganski e Antônio Vila Real.

 

6 de fevereiro

Na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, a reunião será realizada às 19h00 na UBS Monte Castelo. Quem tiver interesse em participar a Prefeitura disponibiliza transporte gratuito a partir das 18h00 saindo do Centro da Juventude, UBS São Luiz, UBS Santo Antônio, Jardim Porã e Centro de Saúde para a Vila Monte Castelo.

 

7 de fevereiro

Na terça-feira, dia 7 de fevereiro, as equipes do Departamento de Saúde irão recepcionar a população às 19h00 no Centro da Melhor Idade. Quem reside próximo ao Centro da Juventude, UBS São Luiz, UBS Santo Antônio, UBS do Alto Porã, Hospital Regional ou da UBS João XXIII poderá usar o transporte gratuito, que será disponibilizado às 18h00.

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Veja Também