Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Ásia

Prefeito Carlos Gil conhece startups das áreas de tecnologia agrícola e educação na Coreia do Sul

Terça-feira, 14 de março de 2023

Última Modificação: 21/03/2023 20:19:18 | Visualizada 339 vezes

A missão internacional tem entre objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país.


Ouvir matéria

Nesta terça-feira, dia 14 de março, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (licenciado) participou de uma reunião na Kotra (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) da Coreia do Sul, onde integra a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Em junho de 2022, o prefeito Carlos Gil assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Kotra, visando desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, e criar um ambiente de inovação em Ivaiporã – considerado fundamental para o processo de tropicalização de tecnologias. Com a Incubadora Tecnológica em construção na PR-466 o prefeito acredita que em breve o município poderá apoiar a criação de startups.

AgroTech

Por mensagens o prefeito Carlos Gil explicou que na Rodada de Negócios e Cooperação em Agricultura Inteligente Coreia – Brasil participaram vários grupos econômicos coreanos. A comitiva paranaense conheceu o trabalho desenvolvido por 4 empresas sul-coreanas de AgroTech. Trata-se de um segmento específico focado em levar inovações tecnológicas para a produção rural.

Estiveram presentes representantes de 3 startups: Greenlabs, que é focada em soluções de gestão e logística no campo; N.Thing Inc, que utiliza conceitos de Internet das Coisas; e  a Ulike Korea, que trabalha com ferramentas de monitoramento inteligente de fazendas e rebanhos. Também participou representante da empresa Daedong, que fabrica máquinas agrícolas inteligentes com produção anual de aproximadamente 49 mil máquinas e 75 mil motores de tratores – além de elaborar soluções de smart farming (agricultura inteligente). Na ocasião, a Daedong firmou protocolo de intenção para vir ao Brasil.

“A Coreia do Sul tem interesse em comprar soja in natura. Mas o governador Carlos Massa Ratinho Júnior deixou claro que a finalidade do Paraná é exportar proteína animal e não apenas o grão da soja”, contou Carlos Gil.

Durante reuniões na Kotra os principais tópicos de discussão foram plataformas agrícolas abrangentes, soluções inteligentes de exploração agrícola, e sistemas de gestão pecuária.

Área educacional

A comitiva também se reuniu com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul, no país asiático. A missão internacional tem entre objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para poder replicar nas escolas paranaenses.

“A Riiid oferece soluções inovadoras para melhorar o aprendizado dos alunos e incluem o tempo e a forma como os alunos respondem as provas, por exemplo. Ou seja, a startup identifica a deficiência do aluno – o que permite aos professore estabelecer estratégia de melhorias do ensino”, observou o prefeito Carlos Gil informando que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior mostrou especial interesse na tecnologia.

Em seguida, a comitiva visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes no país e utiliza as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação. A visita também serviu para reunir com representantes da Dabida – startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças entre 3 e 13 anos.

Também integram a comitiva os secretários de Estado do Planejamento (Guto Silva) Indústria, Comércio e Serviços (Ricardo Barros), diretor-presidente da Invest Paraná (Eduardo Bekin) e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná (Giancarlo Rocco), presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da Abinc, Aleksandro Montanha – assessorando o prefeito Carlos Gil, e empresários paranaenses.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também