Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Meio Ambiente

Prefeito Carlos Gil apresenta programa Cultivando Água Limpa em Brasília e resultados obtidos em Ivaiporã

Terça-feira, 28 de março de 2023

Última Modificação: 11/04/2023 23:00:53 | Visualizada 363 vezes

O prefeito parabenizou a CNM pela organização do painel e agradeceu pela oportunidade de mostrar que Ivaiporã exercita boa práticas ambientais.


Ouvir matéria

Nesta terça-feira, dia 28 de março, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, apresentou o programa Cultivando Água Limpa (https://is.gd/VFBhI0), em Brasília, para líderes políticos e ambientais do Brasil. O convite foi feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora da Marcha a Brasília, que reúne mais de 13 mil inscritos.

Durante a apresentação, realizada na Arena 2 do Centro Internacional de Convenções do Brasil, Carlos Gil deu uma palestra sobre o programa e exibiu os resultados obtidos em Ivaiporã, onde o município não sofre com racionamento de água, desde 2016, graças ao Cultivando Água Limpa.

Dentre os 5.568 municípios brasileiros, a analista técnica de Meio Ambiente da CNM, Jomary Maurícia Serra, disse que apenas 2 prefeitos e um instituto foram convidados pela CNM para apresentar boas ações ambientais no painel do Meio Ambiente: Gestão Ambiental Municipal - um novo olhar sobre o meio ambiente. O prefeito Carlos Gil foi um destes convidados.

 

Vídeo institucional

Além da palestra, Carlos Gil apresentou um vídeo institucional do programa Cultivando Água Limpa, produzido especialmente para a ocasião. Criado durante a 1ª gestão do prefeito, o programa foi transformado na Lei Municipal 2.596 de 26 de fevereiro de 2015, com o objetivo de recuperar e preservar as nascentes e matas ciliares das propriedades próximas à Bacia do Rio Pindaúva, manancial que abastece o município.

O programa foi vencedor do Prêmio Gestor Público do Paraná, em 2015, em reconhecimento à contribuição para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Carlos Gil falou com orgulho sobre a oportunidade de divulgar Ivaiporã no Brasil.

“Divulgar as potencialidade de Ivaiporã é sempre um orgulho como prefeito, cidadão, empresário ou como produtor rural. A experiência me proporcionou uma oportunidade valiosa para destacar as realizações de Ivaiporã em relação à gestão ambiental e sustentabilidade – além de apresentar um exemplo de sucesso em meio a um cenário cada vez mais preocupante de escassez de água em muitas regiões do país”, declarou Carlos Gil.

O prefeito parabenizou a CNM pela organização do painel e agradeceu pela oportunidade de mostrar que Ivaiporã exercita boa práticas ambientais.

Com a execução do programa Cultivando Água Limpa, o município contribui com a natureza e cumpre 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável referentes às metas 6  (água potável e saneamento), 13 (ação contra a mudança global do clima), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação).

Fotos/Vereador Emerson Bertotti

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também