Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Estudo

Prefeitura de Ivaiporã organiza Audiência Pública para avaliar implantação de Zona Azul com 1.983 vagas

Quinta-feira, 13 de abril de 2023

Última Modificação: 13/04/2023 15:35:24 | Visualizada 2733 vezes

Quer opinar ou sugerir melhorias no trânsito? Entre em contato pelo e-mail zonaazul@ivaipora.pr.gov.br ou WhatsApp (43) 98412 1484.


Ouvir matéria

Dando início ao cumprimento da meta 111 do plano de governo, a Prefeitura de Ivaiporã organizou uma Audiência Pública para avaliar a implantação de estacionamento rotativo – Zona Azul na área central da cidade, que prevê a criação de 1.983 vagas e geração de até 50 empregos para monitores.

A Audiência Pública foi realizada por intermédio do Departamento de Administração, na quarta-feira, dia 12 de abril, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde o prefeito Carlos Gil agradeceu ao presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisi), Afonso Frederico, pela participação – estendendo os agradecimentos aos empresários, representantes de instituições e de prestação de serviços, à vereadora Gertrudes Bernardy, diretor do Departamento de Administração, Rodney Paiva, presidente do Plano Diretor Municipal, Jair Burato, e à população que teve a oportunidade de esclarecer dúvidas com Clovis Bordinoski, responsável pela empresa vencedora da licitação que fez o estudo de implantação da Zona Azul.

Desde que assumiu a gestão, em 2021, a Prefeitura tem sido cobrada por parte da população e dos comerciantes para implantar estacionamento rotativo. “O objetivo não é arrecadar! Entre 8 cidades pesquisadas como parâmetro: escolhemos as menores tarifas, que são de R$2,00 por 1 hora e R$1,00 por 30 minutos. Os valores arrecadados com a Zona Azul serão obrigatoriamente investidos no trânsito para garantir a mobilidade urbana”, explicou Carlos Gil.

O estudo sugere Zona Azul entre as Avenidas Brasil, Paraná, Souza Naves, Aparício Cardoso Bitencourt e Presidente Castelo Branco, e Ruas Arnoldo Schimidt, Joaquim Bonifácio, Rio Grande do Sul, Felicita Rother, José Canteri, Ludovico Merico, Santa Catarina, Professora Diva Proença, Ribeirão Preto, Emílio Ganzert e Professora Diva Proença, e a Praça Yves Gueguem.

 

60% das vagas

Durante o estudo de implantação, Clovis Bordinoski observou que não há rotatividade nas vagas de trânsito nas áreas delimitadas para a Zona Azul. A proposta é liberar 60% das vagas de trânsito e garantir uma melhor circulação de pessoas e mercadorias.

Caso seja implantada, a Zona Azul terá estacionamento pago de segunda à sexta-feira, entre as 08h00 e 18h00, e aos sábados, entre as 08h00 e 13h00. É livre o estacionamento nas áreas delimitadas para estacionamento rotativo aos domingos e feriados e aos sábados das 12h00 às 23h59 e, nos demais dias da semana, entre as 18h00 e 08h00. A Zona Azul idealizada para Ivaiporã está entre as mais modernas com a utilização de aplicativo de celular.

 

Motociclistas

Quanto aos motociclistas não pagarão estacionamento rotativo – desde que
estacionadas em lugares próprios demarcados. E,
conforme Resolução 965/Contran, são previstos 2% de vagas para deficientes e 5% de vaga para idosos.          Também poderá haver reserva de vagas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – conforme regulamentação vigente.

Será concedida a isenção por 2h para veículos oficiais. E no caso do Corpo de Bombeiros, Samu 192, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Polícia Civil será concedida a isenção indeterminada.

O estudo de implantação concluiu que haverá, por exemplo, aumento de circulação de pessoas; maior utilização das vagas; redução de congestionamentos; melhora da fluidez do tráfego; redução de impactos ambientais de emissão de poluentes; uso de tecnologias para pagamento de serviços públicos; e maior eficiência dos recursos humanos para fiscalizar.

Se aprovada, a Zona Azul poderá ser implantada em 6 meses. Quer opinar ou sugerir melhorias no trânsito? Entre em contato pelo e-mail zonaazul@ivaipora.pr.gov.br ou WhatsApp (43) 98412 1484. O prazo para sugerir encerra dia 19 de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também