Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Fortalecimento

Prefeitura de Ivaiporã realiza 1º Encontro Regional de Cultura com gestores da Amuvi

Sexta-feira, 26 de maio de 2023

Última Modificação: 27/05/2023 19:49:25 | Visualizada 1043 vezes

Os participantes sugeriram a continuidade desses encontros de forma mensal


Ouvir matéria

O Centro Cultural Olívia Hauptman de Ivaiporã foi palco do 1º Encontro Regional de Cultura, promovido pela Prefeitura, por intermédio do Departamento de Cultura, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) – reunindo gestores de cultura dos 26 municípios que compõem a Amuvi, proporcionando um espaço de discussão e aprendizado sobre temas relevantes para o fortalecimento do setor cultural na região.

A diretora do Departamento de Cultura, Luciane Baggio, deu as boas-vindas aos gestores e conduziu os trabalhos. Na abertura, o Executivo foi representado pelo diretor do Departamento de Administração, Rodney Paiva, o Legislativo pela vereadora Gertrudes Bernardy, a Amuvi pelo secretário Alexandre Gallo e a Secretaria de Estado da Cultura pela agente regional de Cultura, Ana Paula Santos.

O objetivo foi promover o diálogo e a troca de experiências com os gestores de Cultura da região. Entre os temas abordados, destacaram-se os programas da Secretaria de Estado da Cultura, o Sistema Municipal de Cultura, a plataforma SIC.Cultura e o Sistema Nacional de Cultura. Além disso, foi discutida a criação de uma Comissão Regional de Política Cultural e a aplicação da Lei Complementar 195 de julho de 2022 – frente à realidade dos municípios do Vale do Ivaí.

 

Fortalecimento

Ana Paula Santos ressaltou a importância do 1º Encontro Regional de Cultura para os municípios da Amuvi, destacando as possibilidades de fortalecimento do setor cultural por meio da criação de Câmaras Técnicas de Cultura e da implantação do Sistema Municipal de Cultura. Segundo os gestores, as informações e as discussões promovidas foram fundamentais para o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura em cada município.

“A cultura é a alma de uma comunidade. É a expressão da nossa história, da nossa arte e das nossas tradições. É uma ponte que conecta pessoas, lugares e tempos – gerando um legado duradouro para as gerações futuras. É nosso dever preservar, promover e ampliar o patrimônio cultural tão valioso”, defendeu Luciane Baggio.

Os participantes sugeriram a continuidade desses encontros de forma mensal, visando à troca de experiências e o aprimoramento das políticas culturais. O 1º Encontro Regional de Cultura demonstrou o comprometimento da Prefeitura de Ivaiporã e da Amuvi com a promoção da cultura e o fortalecimento do setor cultural nos municípios do Vale do Ivaí.

Com a realização do 1º Encontro Regional de Cultura a Prefeitura reforça o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável alusivos aos ODS 11, 16 e 17 – respectivamente referentes a Cidades e Comunidades Sustentáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também