Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Melhorias

Prefeitura de Ivaiporã transformará Pátio de Máquinas em Almoxarifado Central com grande processo de revitalização

Quarta-feira, 31 de maio de 2023

Última Modificação: 31/05/2023 14:41:18 | Visualizada 4476 vezes

O processo de limpeza teve início em 6 de maio, visando preparar o espaço para a nova finalidade.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã está empenhada em revitalizar o Pátio de Máquinas, localizado no antigo IBC, e transformá-lo em um amplo Almoxarifado Central com 4 mil m². Este espaço, que faz parte dos 48 mil m² do antigo IBC, será utilizado para armazenar materiais e equipamentos dos diferentes Departamentos da Prefeitura. O processo de limpeza teve início em 6 de maio, visando preparar o espaço para a nova finalidade.

Uma parte dos itens considerados inservíveis foi leiloada, no dia 2 de maio, enquanto outra parte será leiloada nos próximos meses. Diversos departamentos municipais se beneficiarão do espaço, como a Secretaria Municipal de Educação, que terá à disposição 1.000 m² – incluindo câmaras frias para garantir o adequado armazenamento de alimentos. O Departamento de Cultura também contará com espaço adequado para guardar os arranjos de decoração utilizados em datas festivas, como Páscoa e Natal, e carruagem do Papai Noel.

As salas, que antes eram utilizadas como áreas administrativas do IBC, serão ocupadas pela equipe do Departamento de Agricultura, que atende na Avenida Dr. Melvis Muchiuti. A mudança proporcionará um espaço de aproximadamente 300 m². Além disso, o Departamento de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, que funciona no térreo da Prefeitura, será transferido para a Avenida Dr. Melvis Muchiuti, garantindo um melhor atendimento.

 

Biometria

Para oferecer segurança e o acesso controlado ao Almoxarifado Central, serão realizadas melhorias, como a criação de vagas de estacionamento cobertas para os funcionários, construção de muros e instalação de câmeras de segurança. O acesso ao almoxarifado será feito por meio de biometria, proporcionando maior segurança e controle de entrada e saída.

Como parte dos esforços da gestão de Carlos Gil e Marcelo Reis, também será implantado um sistema de placas fotovoltaicas no telhado do Pátio de Máquinas, criando assim a Usina Fotovoltaica. Esse projeto visa reduzir em 50% a taxa de iluminação pública, alinhando-se ao plano de governo 2021-2024.

 

Horta orgânica

Outra iniciativa sustentável é a transformação da parte superior do antigo IBC em uma extensa horta orgânica, que será cuidada pela equipe do Departamento de Agricultura. A horta atenderá aos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, além de oferecer aulas de Educação Ambiental aos estudantes da rede municipal de ensino. Parte dos produtos cultivados será fornecida aos alunos, promovendo uma alimentação saudável. A área também abrigará um espaço para fruticultura, atendendo aos projetos sociais mantidos pelo Departamento de Assistência Social, ampliando assim o impacto positivo dessas iniciativas na comunidade.

Outra melhoria prevista no projeto é a reativação do poço artesiano inativo na área. Com a substituição da bomba e da caixa d'água, será possível aproveitar a fonte de água para suprir as necessidades.

A oficina do Pátio de Máquinas também passará por melhorias, incluindo o aumento do almoxarifado e a ampliação da área coberta. Isso garantirá um espaço mais adequado para a realização de reparos e manutenção dos equipamentos municipais, contribuindo para a eficiência das atividades desempenhadas pelos departamentos da Prefeitura.

A transformação do Pátio de Máquinas em um Almoxarifado Central, implantação da Usina Fotovoltaica e a criação da horta orgânica refletem o compromisso da gestão Carlos Gil e Marcelo Reis com a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população de Ivaiporã. Essas ações estão alinhadas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 7 - Energia Limpa e Acessível, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e o 15 - Vida Terrestre.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Veja Também