Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Medidas de precaução

Segurança pública é tema de debate no Sabugueiro

Quarta-feira, 07 de março de 2018

Última Modificação: 07/03/2018 09:17:31 | Visualizada 535 vezes

O prefeito Miguel Amaral agradeceu à comunidade pelo convite e defendeu que é importante haver articulação entre o poder público e a comunidade


Ouvir matéria

A segurança pública foi tema de debate no bairro rural do Sabugueiro a pedido da comunidade, que convidou o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Laércio Sagati; delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante; e o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Celso Gomes.

A reunião aconteceu, na quinta-feira, dia 1º de março, no Clube da Sorip (Sociedade Recreativa Ipiranga). O professor Lúcio Boing informou que a reunião foi solicitada, após as autoridades policiais registrar 3 casos de roubo a residências – entre dezembro e fevereiro. “O objetivo é pedir orientações ao major Laércio Sagati e ao delegado Gustavo Dante no sentido de nos precavermos contra atos violentos”, justificou Lúcio Boing, lembrando que, em maio de 2017, o gerente da Pedreira da Comercial Ivaiporã, Donizete Aparecido Guidi, 52 anos, foi assassinado a tiros.

O prefeito Miguel Amaral agradeceu à comunidade pelo convite e defendeu que é importante haver articulação entre o poder público e a comunidade para debater a melhor forma de manter as famílias em segurança. “Infelizmente, a insegurança é uma realidade nacional. Mas podemos nos orgulhar de viver em um município seguro, onde a Polícia Militar e a Polícia Civil solucionam a maior parte dos crimes e delitos cometidos”, informou o prefeito.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito Ilson Gagliano e os vereadores Hélio Barros e José Aparecido Peres.

 

Trabalho articulado

Na ocasião, o delegado Gustavo Dante garantiu ter consciência acerca da preocupação dos moradores do Sabugueiro e agradeceu a Miguel Amaral pela sintonia com a Polícia Civil no sentido de trabalhar de forma articulada para oferecer a melhor segurança pública.

Gustavo Dante explicou que atende ocorrências dos municípios de Ivaiporã, Lidianópolis, Jardim Alegre, Arapuã e Ariranha do Ivaí com uma pequena equipe. Mas soluciona a maioria dos crimes de furto e roubo, e 100% dos casos de homicídio. No entanto, conforme dados da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, publicados em 2017, somente 6% dos homicídios dolosos – com intenção de matar – são solucionados no país.

O delegado justificou a quantidade de casos solucionados mencionando o número de presos na carceragem da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã. São 170 detentos, enquanto a capacidade é para apenas 42. Para tornar o trabalho da Polícia Civil mais célere, o delegado incentivou a comunidade do Sabugueiro a informar qualquer movimentação suspeita que leve a prisão de possíveis criminosos.

Em seguida, o major Laércio Sagati disse que autorizou reforço policial no Sabugueiro, incentivou os moradores a ligar 190 em casos suspeitos e aconselhou criar grupo no aplicativo WhatsApp para que as famílias que residem naquela localidade mantenham contato com os vizinhos e as autoridades policiais em caso de movimentação suspeita.

“O uso de câmeras de monitoramento também pode inibir atos criminosos”, sugeriu Sagati, que também recomendou que seja indicado um morador para participar das reuniões mensais do Conseg.

No final, Celso Gomes reforçou o convite para algum morador do Sabugueiro representar a comunidade nas reuniões do Conseg, que são realizadas no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, na última terça-feira de cada mês.

No dia 27 de março haverá outra reunião descentralizada no distrito do Jacutinga, onde também será debatida a segurança pública. A reunião, que será realizada no salão paroquial, às 19h30, foi agendada pelo presidente do Conseg, Celso Gomes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Major Sagati sugere algumas medidas de segurança Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã
Legenda: Major Sagati sugere algumas medidas de segurança

 Galeria de Fotos

 Veja Também