ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Grupo de Gestantes

Fatec e Prefeitura de Ivaiporã iniciam Projeto Hagar com 10 gestantes inscritas

Terça-feira, 15 de maio de 2018

Visualizada 275 vezes

O projeto tem como objetivo orientar as futuras mães


A Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e a Prefeitura de Ivaiporã realizaram o primeiro encontro do Projeto Hagar – Grupo de Gestantes, em parceria com os Departamentos Municipais de Saúde e Assistência Social. O projeto tem como objetivo orientar as futuras mães sobre os tipos de parto: normal e cesárea, alguns cuidados com o bebê em situações de urgência e como evitar gravidez indesejada.

Os encontros são realizados na Fatec, que oferece apoio por meio dos cursos de Psicologia e Enfermagem, que são coordenados respectivamente por Andressa dos Santos e João Felipe Marques.

A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, explicou o Projeto Hagar, que tem 10 inscritas, foi criado pela Fatec, em 2017, com o objetivo de auxiliar as gestantes do município. “Oferecemos transporte entre a residência das gestantes e a Fatec, também contribuímos com doações de roupas e oferecemos lanche durante os encontros”, informou Gertrudes Bernardy.

O Projeto Hagar inclui aulas de artesanato para que as gestantes aprendam a fazer o enxoval do bebê, auxílio das agentes do Departamento Municipal de Saúde, bem como dos acadêmicos dos cursos de Psicologia e Enfermagem, e dinâmicas de grupo.

Andressa dos Santos e João Felipe Marques explicaram que um dos objetivos é oferecer um ambiente acolhedor às gestantes para que possam expor dúvidas e aprender a ter alguns cuidados com o bebê. “As dinâmicas são relacionadas ao planejamento familiar, alimentação da mamãe e do bebê, higienização e às intercorrências da gravidez”, exemplificou Andressa dos Santos.

Carine Araújo, que é uma das 10 gestantes inscritas e residente na Vila Nova Porã, disse que recebeu o convite para participar e achou interessante trocar experiências em grupo. “O que mais me preocupa é a saúde do bebê e o parto. Por isso, os dois fatores causam ansiedade. Nesses casos, quanto mais conhecimento, melhor”, opinou Carine Araújo.

Os próximos encontros serão nos dias 16 e 30 de maio, às 14h00, na Fatec de Ivaiporã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Inscritas no projeto tero vrios acompanhamentos oferecidos pela Fatec Credito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaipor ? Lcia Lima Gertrudes Bernardy agradece  Fatec pela parceria e incentiva as gestantes a participar dos encontros

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   19/10/2018 16:37:53