ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Colégio Santa Olga

Prefeitura de Ivaiporã realizará Workshop de Fanfarras e Bandas, e sediará congresso técnico da Federação Paranaense

Terça-feira, 15 de maio de 2018

Visualizada 326 vezes

Amanda Amaral informou que, durante o evento, 25 maestros do Estado participarão do Congresso Técnico da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas


No sábado, 19 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Cultura, realizará o 1º Workshop de Fanfarras e Bandas. O evento será no Colégio Santa Olga, que cedeu o espaço para a realização do evento.

O Workshop de Fanfarras e Bandas de Ivaiporã contará com 5 oficinas: Corpo Coreográfico, Comissão de Frente, Baliza, Mor de Comando e Percussão. As oficinas serão ministradas por integrantes da Banda de São José dos Pinhais, pelo coreógrafo da Fanfarra de Colombo (Famcol) e por uma integrante da Banda do Marista Pio XII, que virá de Ponta Grossa.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal Cultura, Amanda Amaral, 197 pessoas fizeram as inscrições para participar do evento. Segundo ela, estas pessoas são de vários lugares do Paraná, entre eles, Cândido de Abreu, Cidade Gaúcha, Curitiba, Guamiranga,  Guarapuava,  Ivaiporã, Ortigueira, Paranavaí, São João do Ivaí, Prudentópolis, Rondon e São Manoel do Paraná.

Amanda Amaral informou que, durante o evento, 25 maestros do Estado participarão do Congresso Técnico da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas. “Estes maestros se reunirão para discutir o regulamento do 27º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas de 2018, que, pelo segundo ano consecutivo, será realizado em Ivaiporã, nos dias 22 e 23 de setembro.

O maestro da Banda Municipal de Ivaiporã (Bamui), Josuel Roberto, que iniciou a ideia de realizar o workshop no município, comentou a importância do evento, que tem a finalidade de repassar capacitação técnica, especialmente para os integrantes das bandas e fanfarras. “Percebemos que a nossa região é muito carente. Temos muitas bandas e fanfarras da região que sempre tiveram em evidência, mas estão paradas, muitas vezes, por falta de professor, apoio público e de capacitação técnica”, disse.

Josuel Roberto destacou a importância do apoio que tem recebido da administração municipal de Ivaiporã para que os eventos aconteçam no município. “Este apoio que recebo da administração municipal possibilitou trazer o Campeonato Paranaense, no ano passado, e realizar o workshop no próximo final de semana”, afirmou o maestro da Bamui.

Ele comentou que tem uma história dentro das bandas e fanfarras, sendo que fundou, em 1982, a Bamui, mas relatou que participa de bandas desde que tinha 12 anos de idade. Josuel Roberto frisou que as bandas e fanfarras dentro dos municípios têm cunho social e que se todos os prefeitos entendessem esta importância, dariam mais apoio a estes projetos.  

 

Homenagem

Durante a abertura do 1º Workshop de Fanfarras e Bandas de Ivaiporã, a Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, por meio do presidente José Carlos Gonçalves, prestará uma homenagem ao prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e a diretora de Cultura, Amanda Amaral, com o título de "Amigo/Amiga das Bandas e Fanfarras do Estado do Paraná". 

 

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

Prefeitura de Ivaiporã realizará Workshop de Fanfarras e Bandas, e sediará congresso técnico da Federação Paranaense Credito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaipor ? Lcia Lima

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   19/10/2018 16:37:53