ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Agronegócio

1º Festival do Café do Jacutinga supera expectativas da Associação da Agricultura Familiar e da Prefeitura de Ivaiporã

Quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Visualizada 526 vezes

"O objetivo da administração municipal é realizar anualmente o Festival do Café", avisou o prefeito Miguel Amaral


Foi com o objetivo de valorizar os agricultores e a qualidade do café produzido no distrito do Jacutinga e na região que a Associação da Agricultura Familiar e a Prefeitura de Ivaiporã realizaram o 1º Festival do Café, entre os dias 27 e 29 de julho.

A abertura contou com a participação do presidente e vice-presidente da Associação da Agricultura Familiar, João Andrade e Celso Aparecido Gonçalves – respectivamente; prefeito Miguel Amaral; diretores dos departamentos municipais; presidente da Câmara de Vereadores, Nando Dorta; vereadores José Aparecido Peres, Hélio Barros e Edivaldo Aparecido Montanheri; líderes comunitários; chefes dos escritórios regionais do Governo do Estado que deram apoio ao 1º Festival do Café; e do coordenador regional da Casa Civil, Moisés José de Andrade, que representou o Governo do Estado.

Miguel Amaral agradeceu à equipe da Prefeitura de Ivaiporã pelo empenho na organização do 1º Festival do Café, assim como ao público por marcar presença e conhecer as potencialidades do distrito do Jacutinga. “O objetivo da administração municipal é realizar anualmente o Festival do Café, porque o distrito tem potencialidades e o agronegócio precisa ser valorizado”, defendeu o prefeito, que enalteceu a união da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.

João Andrade reconheceu que o 1º Festival do Café ganhou uma proporção inesperada e afirmou que o produtor rural se sentiu valorizado. “Sem o apoio da Prefeitura de Ivaiporã não seria possível realizar o 1º Festival do Café. O prefeito Miguel Amaral se empenhou bastante para valorizar a agricultura do distrito do Jacutinga – especialmente o café, que exige muita mão de obra”, declarou Jorge Andrade.

Quem também agradeceu ao prefeito Miguel Amaral foi Celso Gonçalves, mencionando a coordenadora da Central das Associações, Rosana Pagé, pela dedicação ao evento que atraiu cerca de 10 mil pessoas. “O comprometimento da Prefeitura de Ivaiporã com o 1º Festival do Café Irá refletir no desenvolvimento do distrito do Jacutinga”, afirmou o vice-presidente.

O diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Adir Salla, disse que, à priori, o objetivo era valorizar a produção do café. Mas o evento ganhou outra dimensão e despertou o interesse dos produtores rurais. “O 1º Festival do Café foi excelente! A equipe da Prefeitura de Ivaiporã se empenhou, Associação da Agricultura Familiar trabalhou bastante e população marcou presença. Além disso, ficou comprovada que a gastronomia do Jacutinga é muito boa”, analisou Adir Salla.

A abertura, que contou com apoio dos Departamentos Municipais de Cultura e Educação da Prefeitura de Ivaiporã, foi realizada no palco estrategicamente montado próximo à Igreja Nossa Senhora de Lourdes, onde houve apresentações dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Lourdes, Escola Municipal do Jacutinga e Mostra Cultural do Colégio Estadual Nilo Peçanha.

Na ocasião, o público assistiu e aplaudiu as coreografias em homenagem aos trabalhadores do campo, que utilizam a força laboral familiar munidos do conhecimento adquirido nas lidas permanentes com a lavoura de café.

As crianças do Infantil V e do 1º ano da Escola Municipal do Campo do Jacutinga participaram do concurso de desenho “Cultivo e Produção do Café”, que teve como vencedores: Micaela Plens de Oliveira (Infantil V), Maria Clara da Silveira dos Santos (1º ano), Carlos Daniel Gonçalves do Nascimento (2º ano), Nicoli da Silva Magri (3º ano), Renan Victor de Oliveira Ramos (4º ano), Ana Clara Pedro de Souza (5º ano).

Em seguida, a Banda Cowboys do Asfalto agitou o público com hits mais tocados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

administracao@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   16/08/2018 12:48:05