Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Aula Magna

Curso de Agronomia do IFPR inicia com apoio da Prefeitura de Ivaiporã

Terça-feira, 12 de março de 2019

Última Modificação: 14/03/2019 08:47:52 | Visualizada 559 vezes

"Vamos fortalecer o agronegócio, que crescer no Brasil, e formar grandes profissionais", desejou o prefeito Miguel Amaral.


Ouvir matéria

O IFPR (Instituo Federal do Paraná) – Campus Ivaiporã realizou a Aula Magna do curso de Agronomia com o deputado federal Sérgio Souza, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. A solenidade foi realizada, na quinta-feira, dia 7 de março, na Biblioteca do Campus do IFPR.

Com 40 alunos inscritos, curso de Agronomia tem a duração de 5 anos e as aulas são ministradas no período integral.

A implantação do curso de Agronomia é resultado de um trabalho desenvolvido entre a reitoria do IFPR, prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral e direção do Campus de Ivaiporã, bem como pelo ex-prefeito Carlos Gil e deputado federal Sérgio Souza os quais deram apoio político no aporte dos recursos necessários.  

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, agradeceu ao deputado federal Sérgio Souza, ex-prefeito Carlos Gil e ao prefeito Miguel Amaral pelo apoio dado na implantação do curso de Agronomia. “Inclusive a Prefeitura vai destinar um terreno de 5 alqueires – próximo ao Campus do IFPR, onde será construída a área experimental do curso de Agronomia, porque são necessários laboratórios específicos”, explicou Zanatta.  

Sérgio Souza mencionou o crescimento do agronegócio, uso da tecnologia – que transformou o maquinário agrícola – e defendeu especialmente a importância da capacitação. “Antigamente os produtores plantavam conforme as fases da lua. Com o passar do tempo as produções aumentaram devido ao surgimento da tecnologia e investimento em pesquisas. Portanto, precisamos valorizar o curso de Agronomia implantado pelo IFPR em Ivaiporã. Afinal, beneficia estudantes da região e o agronegócio”, declarou Sérgio Souza.

O deputado federal lembrou que a implantação do curso de Agronomia envolveu muito empenho na Secretaria de Educação Superior e na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, assim como esforços para conseguir recursos para laboratório e grande apoio do ex-prefeito Carlos Gil e do prefeito Miguel Amaral. “Mas o Campus do IFPR precisa de mais espaço. Por isso, a pedido do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, diretora-geral do Campus Ivaiporã, Anna Michella Arruda, e do prefeito Miguel Amaral, destinei uma emenda impositiva para construir outro bloco”, informou o deputado.

O ex-prefeito Carlos Gil contou que a implantação do curso de Agronomia era desejada pela população do município e da região. Apesar das dificuldades com as quais se deparou, Carlos Gil disse que não desanimou e contou com apoio do deputado federal Sérgio Souza. “A região é predominantemente agrícola. Por isso, precisa fortalecer o agronegócio. Nesse sentido, o curso é fundamental”, defendeu Carlos Gil.

O prefeito Miguel Amaral confirmou que a administração municipal declarou de utilidade pública o terreno de 5 alqueires que será destinado ao IFPR para construção dos laboratórios. “Estamos em negociação com o proprietário do terreno quanto ao valor que será definido em abril”.

No que se refere à implantação do curso de Agronomia, Miguel Amaral afirmou tratar-se de uma grande conquista para a região. “Vamos fortalecer o agronegócio, que crescer no Brasil, e formar grandes profissionais”, desejou o prefeito.

Também participaram da solenidade a coordenadora do curso de Agronomia, Ellen Rubia Diniz, e a aluna Thais Alves de França, tendo como convidados diversas autoridades civis e militares, empresários e alunos do Campus do IFPR.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também