Covid-19

COVID-19

Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Zoeira Nagô

Festival de Capoeira realizado pela Prefeitura de Ivaiporã reúne capoeiristas do Paraná e Santa Catarina

Terça-feira, 30 de abril de 2019

Última Modificação: 30/04/2019 09:08:23 | Visualizada 366 vezes

O município de Ivaiporã foi representado pelos alunos do Centro da Juventude, que é mantido pela Prefeitura de Ivaiporã


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã promoveu o 2º Festival de Capoeira do Vale, por meio do Departamento Municipal de Esporte, nos dias 27 e 28 de abril, no Ginásio de Esporte Alcebíades Alves, em parceria com a Escola de Capoeira Zoeira Nagô.

O 2º Festival de Capoeira do Vale foi coordenado pelo professor/educador Izaltino Neto, que deu as boas-vindas aos capoeiristas de Ivaiporã, Curitiba, Matinhos, Paranaguá e Pomerode. Na ocasião, os capoeiristas participaram de uma grande roda de capoeira e da competição nas categorias Mirim A, Mirim B, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Cadete, Aspirante, Adulto, Sênior e Master – bem como na categoria Absoluto.

“O objetivo é estimular crianças, jovens e adultos a praticar a capoeira, que envolve luta, dança, esporte, música e cultura popular. Além disso, trata-se de um encontro de amigos capoeiristas”, disse Izaltino Neto, que sempre incentivou a esposa Michele Ernesto e as filhas Ana Beatriz, Gabriela e Camile Vitória a praticar capoeira.

O município de Ivaiporã foi representado pelos alunos do Centro da Juventude, que é mantido pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, que desenvolve o projeto: Adote um Futuro Campeão. Capoeira é Educação.

Vando Valiati da Silva (mestre Vando), que veio de Matinhos, foi um dos árbitros do 2º Festival de Capoeira do Vale. “Parabenizo a Prefeitura de Ivaiporã pela organização e apoio dado à capoeira. Dessa forma estimula a prática no município”, observou mestre Vando.

O evento incluiu oficinas de capoeira com mestres convidados e palestra com o fundador do Grupo de Capoeira Zoeira Nagô, Geraldo Ferreira da Silva, que é conhecido por mestre Bacico – um dos 8 árbitros do 2º Festival de Capoeira do Vale. “A cidade de Ivaiporã é muito hospitaleira e limpa. Além disso, a administração municipal valoriza o esporte, o que significa que mantém crianças, jovens e adultos longe do mundo das drogas – valorizando a formação do cidadão”, comentou mestre Bacico.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também