Covid-19

COVID-19

Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Salão nobre

Prefeito Carlos Gil apresenta diretora do Departamento de Saúde e anuncia melhorias para atender à população

Quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

Última Modificação: 25/01/2021 14:43:46 | Visualizada 2983 vezes

"O objetivo é que as equipes de saúde trabalhem de maneira técnica", informou o prefeito Carlos Gil


Ouvir matéria

Cumprindo uma das propostas da gestão 2021/2024 referentes às melhorias na saúde, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis apresentaram a diretora Cristiane Pantaleão, na  quarta-feira, dia 6 de janeiro, no salão nobre, onde foi explicada a metodologia de trabalho e anunciadas melhorias para atender à população. 

Cerca de 200 funcionários do Departamento Municipal de Saúde, divididos nos períodos da manhã e tarde, se inteiraram das estruturas disponíveis e foram informados acerca do que precisa melhorar. Segundo Cristiane Pantaleão, que foi secretária de Saúde de Ubiratã – por 12 anos, o futuro da saúde de Ivaiporã depende do esforço de cada servidor, que se mostrou disposto a se dedicar.

Durante coletiva de imprensa o prefeito Carlos Gil informou que as mudanças iniciam na Atenção Básica à Saúde com organização e ampliação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); disponibilidade de dentistas nas UBS; mutirão de cadastro da população – com UBS de referência conforme a área onde reside, uma vez que será necessário quando a vacina do coronavírus (Covid-19) for liberada; implantação do programa Saúde na Hora, que terá horário diferenciado no Centro de Saúde – entre as 07h00 e 19h00; aumento do número de procedimentos realizados nas UBS; e mutirão de consultas e exames.

“A população precisa ser atendida mais próxima da residência, que é a UBS. Inclusive com atendimento odontológico para que a população tenha acesso à saúde bucal”, defendeu Cristiane Pantaleão, que visitará as UBS, nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, com o objetivo de verificar quais equipamentos são necessários licitar e os respectivos recursos.

O mutirão de cadastramento da população iniciou, semana passada, quando as equipes de saúde passaram a orientar a população quanto aos perigos do Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya.

No que se refere ao mutirão de consultas e exames Cristiane Pantaleão procurou o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã para ver a possibilidade de aumentar o número de liberação. “As equipes de saúde precisam me apresentar quais pacientes têm mais urgência, porque o objetivo é liberar as consultas e exames no final deste mês. Afinal, a fila de espera tem 6.700 pacientes”, informou Cristiane Pantaleão.

Outra medida anunciada foi a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde passará a atender 24h. Ou seja, o atendimento 24h que é prestado no Hospital Municipal passará a ser feito na UPA que está melhor estruturada e dispõe de mais espaço. “Acredito que o atendimento 24h na UPA inicie em fevereiro. Nesse caso, o Centro de Triagem Coronavírus permanecerá, porque a UPA é grande e os atendimentos serão feitos em espaços diferentes por equipes distintas. Além disso, com as UBS estruturadas a procura pelo atendimento 24h na UPA será baixo”, esclareceu Cristiane Pantaleão.

No Hospital Municipal serão mantidos os internamentos encaminhados pela UPA, partos, cesáreas e cirurgias de média complexidade – além do atendimento do Samu 192. Na UPA serão feitos os atendimentos de urgência, tais como casos de febre alta, acidentados ou infartos. 

Carlos Gil
O prefeito Carlos Gil comentou que 90% da população não está satisfeita com os serviços de saúde. Por isso, convidou Cristiane Pantaleão para provocar mudanças e atender melhor a população. “O objetivo é que as equipes de saúde trabalhem de maneira técnica. Por isso, nos reunimos várias vezes, antes da posse, para propor mudanças significativas. Mas nos deem a oportunidade. Vamos nos empenhar, porque as mudanças serão benéficas para as equipes de saúde e a população”, pediu o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também