Terça-feira, 18 de maio de 2021
Última Modificação: 18/05/2021 13:41:26 | Visualizada 351 vezes
A concentração aconteceu em frente à Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), passando pelo centro da cidade e finalizando em frente à Prefeitura.
Ouvir matéria
Nesta terça-feira, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973, quando tinha 8 anos.
Em função da pandemia do coronavírus (Covid-19) a data foi celebrada pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social – Cras, Creas e Programa Criança Feliz, e pela Câmara de Vereadores com uma carreata, que contou com a participação de instituições de ensino.
A concentração aconteceu em frente à Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), passando pelo centro da cidade e finalizando em frente à Prefeitura, onde o prefeito Carlos Gil recebeu os participantes. “É preciso acreditar nas crianças, escutar, observar o comportamento e, em caso suspeito de abuso e exploração sexual: denunciar”, sugeriu Carlos Gil.
Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que foi diretora do Departamento Municipal de Assistência Social – por 7 anos, é muito importante alertar a população sobre a temática. “A violência sexual contra crianças e adolescentes pode ocorrer nos mais diferentes espaços sociais. Inclusive no ambiente doméstico, onde deveriam ser protegidas. Por isso, os pais e responsáveis precisam ficar atentos e proteger as crianças e adolescentes”, alertou Gertrudes Bernardy.
Em caso suspeito de abuso e exploração sexual a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Flávia Kuss, informou que a denúncia pode ser feita pelo Disque 100. Trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A população também pode alertar a Polícia Civil de Ivaiporã (43) 3472-1181. Conselho Tutelar (43) 3472-1951 e 98457-1746. Ou a Polícia Militar 190.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí